Começa a 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina; Julio Lóssio faz a abertura

0

IMG_2495

“Por que Petrolina é tão diferente de outras cidades?”, indagou o prefeito Julio Lóssio na abertura oficial da Fenagri 2016, na noite desta quarta-feira (25), no Centro de Convenções. “Porque o que temos aqui de diferente é o modelo de irrigação instalado. Aqui se instalou lotes para pequenos, médios e grandes produtores. E isso criou em nossa cidade uma classe média consolidada, que exige melhores hospitais, praças, escolas e que levou à chegada de uma universidade federal”, respondeu ele mesmo.

Lóssio abriu a 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) acompanhado de deputados federais e estaduais, secretários do município, representantes das instituições parceiras e dos apoiadores do evento. O vice-prefeito licenciado e deputado federal, Guilherme Coelho, elogiou a força que a Fenagri tem no Vale e falou sobre a previsão de investimentos para a cidade. “Pernambuco hoje, pode-se dizer, tem quatro ministros de estado em pastas muito importantes, como da Educação, Defesa, Minas e Energia e o Ministério das Cidades. Isso nos responsabiliza a fazermos ações que, cada vez mais, tragam investimentos para nossa região, mais recursos e mais desenvolvimento”, disse.

Representando o Governo Federal, o secretário nacional de Irrigação, José Rodrigues Dória, lembrou que participa de vários eventos pelo país, mas que ficou surpreso com o potencial da Feira e da cidade para o quesito agronegócio e agricultura familiar. “Existe um estudo, que estamos terminando de avaliar, que afirma que, daqui a 15 anos, 50% do alimento do mundo sairão do Brasil”, adiantou o secretário, prevendo Petrolina como uma das cidades que podem se beneficiar com essa projeção.

Já Simone de Pinho, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, falou do tempo presente. “A região tem uma vocação para a agricultura que se destaca em todos os lugares. E a Caixa não poderia ficar de fora disso, como entidade promotora de crédito e de desenvolvimento”, salientou.

Também estiveram na abertura oficial da Feira, o deputado federal, Adalberto Cavalcanti, o deputado estadual, Lucas Ramos, a prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano, o vereador Ednaldo Lima, o superintendente regional da Codevasf, Expedito Pereira Filho, além de Rafael Coelho, diretor da FIEPE, Ana Cláudia Dias, diretora do Sebrae – PE, Marcos Ticianeli, do Banco do Brasil, Jaílson Lira, da Câmara de Fruticultura, Isália Damacena, presidente da Sintraf (Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina) e um grande público.

A Fenagri 2016 continua até sábado (28), com seminário, minicursos, Vila da Agricultura Familiar e exposições. Nesta quinta-feira (26), a partir das 16h, o Sebrae promove o Encontro de Negócios com foco na agricultura familiar, e a estimativa de movimentar negócios na ordem de R$ 5 milhões. A grade seque à noite com as exposições nos estandes do evento e visitação, das 17h às 22h.

CLAS – Comunicação 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome