Importância da doação de medula óssea será tema de palestra que acontece hoje (8)

0

foto-n3341

Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promovem uma campanha para incentivar a doação de medula óssea e conscientizar a comunidade sobre a importância deste ato. A mobilização terá início hoje (8), logo mais às 18h30, com uma palestra aberta ao público no auditório da biblioteca do Campus Centro, em Petrolina (PE). A campanha, intitulada “Seja um de Doador de Medula Óssea”, tem como foco inicial cadastrar servidores e alunos da instituição para se tornarem futuros doadores.

A palestra será ministrada por uma assistente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A iniciativa tem como objetivo explicar toda a campanha e os passos para se realizar a doação, desde o cadastro inicial para integrar a lista nacional de doadores, o Redome, até as etapas de doação. Professores do Colegiado de Farmácia (Cfarm) tirarão dúvidas dos presentes.

A campanha realizará cadastramento de doadores nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 8h às 13h, no bloco de salas de aula, Campus Centro. Os interessados deverão preencher uma ficha e realizar a coleta de sangue. “As pessoas não precisam ter medo desta etapa inicial. É muito simples. Depois você pode ou não vir a ser doador de medula”, esclarece a estudante de Farmácia Ana Flávia Carvalho, uma das organizadoras da ação.

Ana Flávia ressalta que é importante conscientizar a comunidade sobre o valor desse gesto simples, mas que salva vidas. “Percebemos a necessidade de falar sobre a importância da doação de medula óssea, pois quanto mais doadores mais chances de sucesso no tratamento de pessoas que sofrem de doenças como a leucemia. E estamos colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome