Opinião: É de temer. Temer quer extinguir a TV Brasil. por Sibelle Fonseca

0

A Folha informa mais um retrocesso do provisório Temer (PMDB): Fechar a TV Brasil. Uma temeridade, pra mim. O interino parece não entender a importância da TV Pública, ou quem sabe teme a sua função de oferecer um conteúdo audiovisual independente, que amplia o debate sobre temas importantes para a sociedade, dentro de uma programação diferenciada das TVs comerciais, com abordagem informativa, cultural, artística, científica e cidadã.

Temer quer reduzir a atuação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e, segundo o projeto de lei que o Executivo enviará ao Congresso, a TV Brasil seria fechada e outras linhas de negócio da empresa seriam mantidas, como agência de notícias, produção independente de conteúdo, monitoramento de mídia e o portal.

A mudança na lei da EBC permite o fim do Conselho Curador, um grupo autônomo formado por 22 integrantes com mandatos de dois anos. Recentemente, o conselho fez críticas ao governo por querer extinguir a empresa e por ter destituído do cargo, o atual presidente Ricardo Melo, que ganhou na justiça a permanência no cargo.

Temer que fechou e abriu o Ministério da Cultura, tenta agora extinguir um veículo de comunicação que se oferece como alternativa para os telespectadores avessos as TVs comerciais, que exibem uma programação cada dia mais pobre, mais distante da realidade do povo brasileiro, incentivadora do consumismo e que não aprofundam o debate acerca dos problemas políticos e sociais.

A TV Brasil exibe uma produção audiovisual independente, destinando a isso 20% das horas da sua programação, além de dar uma contribuição significativa a cultura brasileira. Em cinco anos, a emissora pública participou como coprodutora de cerca de 140 produções, entre documentários, séries, longas e curtas metragens.

Por enquanto Ricardo Melo, indicado por Dilma Roussef para presidir a EBC, permanece à frente da instituição. Temer, não se sabe até quando, permanecerá na presidência, mas a TV Brasil está ameaçada de fechar as portas.

São de temer, as intenções de Temer.

por Sibelle Fonseca

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome