Biblioteca Municipal Professor Olavo Balbino será reaberta ao público nesta terça-feira (02)

0

IMG_5160

A partir desta terça-feira, 02 de agosto, a Biblioteca Municipal Professor Olavo Balbino localizada na Avenida Benedito de Almeida Morais, bairro Malhada da Areia, em Juazeiro-BA, no prédio anexo ao da Câmara de Vereadores será reaberta e funcionará nos turnos matutino e vespertino. A Biblioteca inaugurada em 2004 na gestão da ex-vereadora Flor de Maria à época presidente da Casa Legislativa estava fechada há mais de dois anos necessitando reformas e substituição de equipamentos.

O espaço necessitava de melhorias em sua estrutura como a reforma do espaço, substituição de equipamentos, renovação do acervo e agora a inclusão de um Infocentro com computadores para acesso à internet, pesquisa e cursos de informática, informou o presidente da Câmara, vereador Damião Medrado.

“Um espaço como este contribui com a formação social e de leitura das comunidades localizadas no entorno da biblioteca. O legislativo tem esse papel transformador na sociedade, além de elaborar leis, aprova-las e fiscalizar as benesses para o município devemos contribuir diretamente no desenvolvimento social”, enfatizou.

Além do Infocentro, onde jovens das comunidades vizinhas terão acesso ao aluguel de livros, outras atividades serão desenvolvidas como a ‘contação de histórias’ para crianças das escolas dos bairros vizinhos e cessão do espaço externo para apresentações culturais.

A Biblioteca possui no acervo cerca de 3 mil exemplares com capacidade para aproximadamente 5 mil. O prédio conta com duas salas de informática com 5 computadores cada uma e acesso à internet nas dependências do espaço. O funcionamento ocorrerá de segunda a sexta das 8h às 12h e 14h às 18h.

IMG_5199

Complexo Samuel Ayres do Nascimento e Centro de Comunicação Osvaldo Benevides

Junto com a reforma da Biblioteca será estabelecido o Complexo Legislativo Samuel Ayres do Nascimento com a apresentação do busto do ex-vereador e presidente da Casa Legislativa, in memorian, Samuel Nascimento, responsável pela construção do prédio que abriga a Câmara de Vereadores.

“É uma homenagem justa ao um homem visionário. Samuel destacou-se como cidadão, profissional e político, e graças aos seus esforços, a Câmara possui prédio próprio com os gabinetes dos vereadores para receber a comunidade, auditório, plenário, área administrativa, estacionamento, tudo com espaço suficiente para atender a comunidade”, pontuou.

Em janeiro de 2015, a atual gestão da mesa diretora da Câmara reformou o Plenário da Casa Aprígio Duarte Filho colocando novo mobiliário, equipamento de áudio e vídeo, e colocou os vereadores em contato com o público. “Antes, os vereadores sentavam de costas para a comunidade, agora o legislador e a comunidade tem contato visual no momento da sessão”, esclareceu o presidente.

Outra intervenção foi a construção da Sala de Imprensa Antônio Carvalho e do Centro de Comunicação Osvaldo Benevides, anexo ao plenário, destinados aos profissionais de imprensa com equipamentos de som e áudio, computadores e acesso à internet. “Aqui é a Casa do Povo e se por algum motivo a comunidade não vem à Câmara, estes profissionais levam a informação até eles”, completou.

PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome