PROCON de Juazeiro orienta consumidores com mais um informativo

0

O consumidor que está com nome sujo e deseja saber exatamente quais as pendências junto a SERASA, já tem à disposição o serviço gratuitamente. A consulta pode ser feita pelo site ou no aplicativo SerasaConsumidor, que vai informar se o CPF está negativado e qual o débito pendente que levou à inadimplência.

Podem ser obtidas, além de que tipo de débito a pessoa possui, informações sobre os credores, como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. É possível propor a renegociação da dívida diretamente, sem intermediários, caso a empresa seja parceira do serviço.

O PROCON de Juazeiro alerta ainda para um crime que vem ganhando espaço e conseguindo atrais a atenção e enganar o consumidor. Centenas de empresas estão surgindo sob o disfarce da venda direta e a promessa de lucro fácil para convencer quem sonha com a liberdade financeira a entrar no esquema. A questão é que a prática de pirâmide – ao contrário do marketing multinível e da venda direta – é considerada crime contra a economia popular.

Apesar de a apuração de crimes de pirâmide no Brasil seguir em ritmo lento, enquanto a prática se torna cada vez mais comum com a popularização da internet e das redes sociais, uma força-tarefa envolvendo o Ministério da Justiça, Ministérios Públicos Federais, Polícia Federal e Associação dos Ministérios Públicos de Defesa do Consumidor (MPCon) foi criada há três anos para combater o crime.

Acessando os links abaixo o consumidor pode obter as dicas necessárias para estar informado e se proteger diante dos dois pontos acima abordados:

1 – Serasa disponibiliza consulta gratuita de CPF para consumidores

http://canaltech.com.br/noticia/seguranca/serasa-disponibiliza-consulta-gratuita-de-cpf-para-consumidores-72661/

2 – Crimes de pirâmide crescem com internet e disfarce de marketing multinível

http://www.consumidor.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=1260&tit=Crimes-de-piramide-crescem-com-internet-e-disfarce-de-marketing-multinivel

PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome