TJ nega pedido dos acusados de matar Colombiano para anular processo

0

A Seção Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) rejeitou, na manhã desta quarta-feira (03/08), o pedido feito pela defesa dos acusados do assassinato do casal Paulo Colombiano e Catarina Galindo, em 2010, para que fosse anulado o processo que pretende levar os réus ao júri popular. Para os advogados, o juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, que decidiu pela ida dos réus ao júri, é parcial.

A decisão de rejeitar o pedido foi sustentada pelo relator e acompanhada, por unanimidade, pelos desembargadores que compõem a Seção Criminal. No processo, o oficial aposentado da PM Claudomiro Cesar Ferreira Santana, que também é empresário, é acusado pelo mando do crime, e os seus funcionários, Adailton Araújo de Jesus, Wagner Luis Lopes de Souza e Edilson Duarte Araújo, pela execução.

Irmão de Catarina, Geraldo Galindo comentou a decisão dos desembargadores e disse que essa é mais uma vitória da família na luta pela punição dos acusados. “Era mais uma manobra que visava protelar a sentença. Eles queriam anular o processo para voltar ao zero e, dessa forma, ganhar mais tempo de liberdade. A decisão é uma vitória importante para inibir essas medidas protelatórias”.

Catarina e Colombiano foram mortos em 2010. Eles eram militantes do PCdoB e ligados ao movimento social. No Sindicato dos Rodoviários, Colombiano era tesoureiro e foram as atividades desenvolvidas na entidade que motivaram o crime. O dirigente sindical investigava uma suspeita de fraude em um contrato com o plano de saúde do sindicato, de responsabilidade da empresa de Claudomiro, a MasterMed.

Entre 2005 e 2010, os desvios da empresa já chegavam a R$ 35 milhões, segundo o inquérito. Além de Claudomiro, o irmão dele, o médico Cássio Antônio Ferreira Santana, também foi acusado pelo mando do crime, mas, por decisão do juiz, não deverá ir ao júri.

Assessoria de Comunicação do Comitê Estadual do PCdoB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome