Univasf divulga nota em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação

0

NOTA DA REITORIA DA UNIVASF: A Pesquisa e a Pós-Graduação não podem sofrer tamanho retrocesso:

Os efeitos negativos da crise política e econômica que o Brasil enfrenta atualmente continuam avançando sobre as universidades públicas brasileiras. Desde 2015, as instituições federais de ensino superior convivem com o desafio de manter o padrão mínimo de qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, mesmo diante do contingenciamento orçamentário imposto pelo Governo Federal

.O corte nos recursos destinados às universidades têm impactado principalmente as ações de pesquisa e pós-graduação. Com a interiorização do ensino superior, cursos de pós-graduação foram criados com o objetivo de se corrigir as assimetrias regionais e permitir a formação de recursos humanos qualificados no interior do Brasil, principalmente na região Nordeste. No entanto, a redução substancial dos recursos do PROAP (hoje recebemos apenas 20% do que recebíamos em 2014) e o cancelamento do edital Pró-Equipamentos, ações adotadas pela CAPES no ano passado e mantidas para este ano, comprometem diretamente a busca por melhores indicadores nos cursos de pós-graduação, especialmente em uma jovem instituição localizada no interior do Nordeste, como a UNIVASF.

Os cortes vêm justamente em um momento em que se discute a expansão e a consolidação da pós-graduação na nossa instituição. Aliado a este quadro difícil, recebemos com extrema preocupação a informação sobre a possibilidade de redução das bolsas de mestrado fomentadas pela CAPES, bem como da redução de 20% da cota institucional de bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) fomentado pelo CNPq. A UNIVASF já havia sofrido em 2016 um corte de 40% da cota de bolsas PIBIC fomentadas pela FAPESB, o que compromete o nosso Programa de Iniciação Científica, que tem um papel importante para despertar e estimular os estudantes de graduação para a pesquisa científica, bem como de preparar o estudante para o ingresso na pós-graduação.

O conjunto dessas ações representa um duro golpe no desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação no país. Diante deste cenário, a Reitoria da UNIVASF informa que está envidando esforços para reverter tais medidas e conclama apoio e união da comunidade acadêmica e de toda sociedade brasileira na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. A Pesquisa e a Pós-Graduação não podem sofrer tamanho retrocesso.

Gabinete da Reitoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome