Puro aconchego, poesia e arte: o Vermelho Café & Galeria MãedaMata é um lugar para se consumir cultura!

3
Fotos: Ana Teresa Quesado
cafe_lais17
Foto: Ana Teresa Quesado

Um ambiente aconchegante, comidas gostosas, muita música, arte e poesia. Mais que um café e galeria, é um lugar para se consumir cultura!

O  Vermelho Café & Galeria MãedaMata é um empreendimento de Clarissa Campello, Laís Bione e Necy (MãedaMata). A parceria entre essas três mulheres resultou em um ambiente cultural e atrativo que acolhe e alimenta (de boa comida e cultura) todos os que passam por lá.

A decoração do ambiente é singular. Em todos os cantos, há algo digno de ser admirado. Os clientes têm à disposição livros, jogo de damas, dominó, vitrola (você pode pedir pra tocar os vinis que estão disponíveis lá, ou levar o seu). Há também espaços para se fazer música, exposições de arte, promover oficinas… O Vermelho Café & Galeria MãedaMata é plural!

Essa pluralidade já é percebida pelos primeiros frequentadores do local e já existe uma expectativa sobre o ambiente dos artistas amigos.

 “É um lugar com uma aura inspiradora, que proporciona a troca de idéias e experiências de forma espontânea”, Ciro Cavalcanti, da banda Cabrón.

13887124_10206100951594407_7898348963253099079_n

“Espero que o espaço seja um lugar onde se possa sentir, provar e falar coisas da nossa cultura, da nossa terra. E que se torne um ambiente, cotidianamente, revestido com artistas dos diversos seguimentos, popularizando-se como um “Palco” para encontros de artistas, amigos, famílias e pessoas que comungam desse universo plural que é a arte”, Iehoshua Iahueh, artista plástico.

 

Fotos: Ana Teresa Quesado

O Preto no Branco fez uma entrevista com essas mulheres que estão na linha de frente: 

Preto no Branco: De onde veio a ideia de abrir o café?

Laís Bione: Eu já trabalhava com comida, vendendo doces e salgados na rua, aí Clarissa me presenteou com uma Foodbike. Poucos dias depois, fomos apresentadas a Necy, Mãedamata, que é produtora cultural da região e já possuía esse espaço. Ela nos convidou para sermos sócias, daí reformamos o lugar pensando em criar um ambiente aconchegante e artístico que resultou no Vermelho Café & Galeria MãedaMata.

PNB: Quais são as expectativas e objetivos de vocês enquanto empreendedoras?

Vermelho Café & Galeria MãedaMata:  A gente sentia falta de um lugar onde os artistas pudessem se reunir e expor seus trabalhos a um público maior. Clarissa é professora do curso de Artes Visuais da UNIVASF e Necy trabalha com artesanato, produzindo eventos culturais, Laís é DJ e tem experiência na área gastronômica. Nosso objetivo principal é criar esse ponto de encontro e de troca de ideias. Um espaço anti-gourmetizado, sabe? Que seja bonito, mas não tenha essa pressão consumista do garçom ir lá e encher seu copo de cerveja sempre que você o esvazia. Queremos que as pessoas se sintam em casa, sem aquela obrigação de consumir, pagar e sair. Além do café, temos um sebo e uma galeria de artes, um espaço para cursos. Não vendemos água, ao invés disso temos um filtro de barro que fica a disposição do público, e nem usamos copos descartáveis ou canudos. Pretendemos criar parcerias com os artistas da região, sejam eles da música, da dança, do teatro, cinema, literatura ou artes visuais.

PNB: Como está sendo o feedback do público nessa pré-abertura?

VC&GM: Mesmo sem muita divulgação a freqüência está aumentando. Estamos bem felizes com isso porque só no boca-a-boca mesmo já está dando certo. As pessoas vão e depois voltam trazendo os amigos. Devargarzinho assim, a gente pode ir testando e vendo o que está dando certo e o que está dando errado. Precisamos ainda de alguns ajustes. Ainda não temos débito automático, precisamos de uma parceria com uma distribuidora de bebidas, mais mesas e cadeiras, etc. Vamos aos poucos melhorando e adaptando, prestando atenção nos conselhos e nas críticas. Por enquanto, temos recebidos mais elogios, mesmo. (risos)

PNB: Quais os desafios em se abrir um ambiente alternativo aqui, em Juazeiro?

VC&GM: Bom, o nosso jeito é esse, acho que nem saberíamos fazer de outro modo. Somos artistas, idealistas, ninguém aqui quer ficar milionário, extorquir ou explorar os amigos. A nossa ideia é valorizar mesmo, pagar cachê. Mas pra isso, precisamos formar o público do bairro. No Country Club as pessoas têm muito dinheiro, mas não gostam de gastar com arte, preferem colocar cercas elétricas em suas casas e comprar carros de luxo. (risos) Contamos com o público alternativo da região.

Vida longa ao Vermelho Café & Galeria MãedaMata!

O Café e Galeria funciona da sexta à segunda-feira, das 18h às 23h e se localiza no bairro Country Club, na rua Almirante Paulo Frontim, nº 46. 

Ananda Fonseca

3 COMENTÁRIOS

  1. ***Um presente pra mim e toda classe depois depois 10 de anos de trabalhos de valorização e integração da classe artística. Vem ai muitas NOVIDADES dessa e de outras parceiras. Como por exemplo Intercambio cultural, oficinas entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome