Alunos da UNEB, campus Juazeiro-BA, farão cobertura jornalística das Olimpíadas 2016

0

equipechuteirasemfoco

Nesta segunda-feira (15.8) a equipe do projeto Chuteiras Fora de Foco, do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) embarca para o Rio de Janeiro. O grupo, coordenado pela professora Céres Santos, ficará uma semana na capital carioca fazendo a cobertura dos Jogos Olímpicos. A iniciativa é responsável por um blog que leva o mesmo nome do projeto e desde a sua criação, em 2012, já chegou a 98755 visitantes (dado de 11.8 à tarde) de 55 países. Entre eles, Cazaquistão, Emirados Árabes, Angola, Cabo Verde, Eslováquia, Antígua e Barbuda, França e Espanha.

Com o propósito de contribuir na formação de estudantes em jornalismo esportivo e, principalmente, tratar dos impactos provocados pelos megas eventos, identificar os legados e questões polêmicas, como desapropriação de imóveis, retirada desumana de moradores de rua etc. Nesse sentido, as Olimpíadas é o terceiro evento que o projeto vai atuar. Primeiro foi a Copa das Confederações, depois a Copa do Mundo e, agora, a Rio2016. Nos dois primeiros eventos o blog alcançou visitantes de 30 países.

“Nosso principal foco é o olhar crítico à sociedade, como as cidades se modificam e se comportam diante desses eventos de grande impacto. Então, nós faremos a cobertura de algumas modalidades esportivas mas o grupo vai estar atento a essas outras questões”, salienta Céres Santos.

O projeto Chuteira Fora de Foco é pioneiro no Estado da Bahia e, por isso, enfrenta dificuldades para conseguir patrocinadores. “Nós sempre viajamos apenas com poucos recursos da UNEB pois, como não é uma ação que se enquadra em Editais e, por isso não conseguimos captar recursos. Por outro lado por ser uma ação educativa e não resultar em uma grande visibilidade, a iniciativa privada também não se motiva em patrociná-lo”, lamenta a professora. Por conta dessa dificuldade a equipe está formada por, apenas, quatro estudantes: Danilo Borges, Esther Santana, Irenilda Silva e Jaislane Ribeiro. “Nas outras coberturas, chegamos a ter 12 estudantes”, comparou Céres Santos.

A professora ainda informou que por mais de um ano a equipe recebeu formação em jornalismo esportivo, redação e fotografia. “Cobrimos vários jogos de futebol e de outras modalidades esportivas em Juazeiro e Petrolina”, destacou ressaltando que o grupo está credenciado para atuar do Rio Media Center (RMC), uma central criada para atender jornalistas do Brasil e de todos os países que estão no Rio para a cobertura das Olimpíadas. No local, acontecem coletivas com atletas, treinadores, organizadores, representantes de seleções etc. “Uma experiência singular para os/as futuros/as jornalistas”, finaliza Céres Santos.

Chuteiras em Foco

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome