Índice FIRJAN aponta crescimento de Juazeiro ratificando dados do CAGED

0

 

IMG-20160822-WA0002

O município de Juazeiro este ano se manteve no ranking dos que mais cresceram em geração de emprego com carteira assinada do país, tendo ocupado em Maio o 1º lugar de acordo com pesquisa do CAGED. E agora, para ratificar esses dados, é apontado como município que se destacou no crescimento da taxa de desenvolvimento sócio-econômico, segundo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

Pelo gráfico da FIRJAN de 2005 Juazeiro aparecia com pontuação 0,4853 que se encaixava como índice regular, mas saltou para 0,6642 índice considerado de moderado a alto mostrando que a atenção dispensada às áreas como geração de emprego e renda, educação e saúde – as mais importantes para a população, tiveram seu reconhecimento.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi criado com a intenção de medir o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios e a partir de uma metodologia específica com ênfase no desenvolvimento da geração de emprego e renda, na saúde e na educação.

O índice é dividido da seguinte forma: de 0 a 04 é classificado como baixo, de 04 a 06 como regular, de 06 a 08 como moderado e 08 a 1 como alto índice de desenvolvimento, entendendo que os critérios de avaliação para chegar a esses números são do Ministério do Trabalho em relação à geração de emprego e renda; do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, cada um avaliando as suas áreas em cada município

IMG-20160822-WA0003

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, Carlos Neiva, esse é um momento importante para o município, porque demonstra o dinamismo, a força e o quanto efetivamente a economia da região vem sendo aquecida, além da preocupação em prestar um bom serviço para o desenvolvimento social efetivo do município.

“O índice FIRJAN aparecendo dessa forma tão positiva ratifica o que nós temos dito e a imprensa nacional tem repercutido quando coloca Juazeiro como primeiro lugar do país na geração de emprego. Significa que nesse critério, especificamente, Juazeiro vem de destacando bastante e isso empurra o índice FIRJAN para cima. Na composição dos três itens: saúde e educação e geração de emprego que nos puxa muito para cima, o índice FIRJAN reafirma tudo que nós temos dito”, ressalta.

Ainda segundo Neiva, Juazeiro se destacou no primeiro quadrimestre com o 1º lugar e, como a última avaliação FIRJAN data de 2013, ele acredita que “foi exatamente nos últimos três anos quando nós geramos mais emprego e renda e nossa meta é continuar crescendo a passos largos para nos colocarmos no índice FIRJAN como alto de desenvolvimento dos municípios”.

 ASCOM – PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome