HU-Univasf leva ações de prevenção à população

0

20160831_072436

Atividade física e uma alimentação saudável são determinantes na prevenção e no tratamento de uma série de doenças. Os profissionais de educação física e os nutricionistas são responsáveis por orientar, acompanhar e promover a prática de hábitos mais saudáveis. Para comemorar o Dia do Nutricionista (31.08) e do Profissional de Educação Física (01.09) o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) levou serviços e informações destas duas importantes especialidades à população.

Na manhã de hoje (31), os frequentadores do parque municipal de Petrolina-PE puderam aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia, passar por avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), além de receber orientações nutricionais. Cerca de 15 profissionais do hospital estiveram no local atendendo os participantes.

O evento teve como objetivo alertar sobre os riscos à saúde causados pelo sedentarismo e pela ingestão de uma alimentação pouco balanceada, além de promover uma maior integração da população com os profissionais. Como afirmou a Chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HU-Univasf, Izabelle Araújo, “É importante ser bem orientado pelos profissionais habilitados e capacitados. Queremos que as pessoas tenham ciência que estes são os especialistas habilitados para fazer a prescrição nutricional e orientar a prática de exercícios físicos. ”, explicou.

A professora Zilda Torres participou e elogiou a iniciativa. Esta foi a primeira vez que a educadora passou por uma avaliação nutricional e de IMC. “Isso é muito importante. Agora vamos saber se estamos fora do peso ideal, se é preciso emagrecer ou se é preciso controlar a pressão. Essa foi uma atitude louvável. ”, afirmou.

Os serviços serão oferecidos novamente amanhã no parque, das 07:00 às 09:00h.

Mais sobre estes profissionais

O nutricionista é capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, analisando as necessidades nutricionais de indivíduos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. A nutrição tem papel fundamental na evolução clínica do paciente. A adequação da dieta de acordo com suas necessidades e o acompanhamento da ingestão adequada de nutrientes é fundamental para a sua recuperação.

O profissional de educação física promove a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, além de planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas. No ambiente hospitalar, o especialista desenvolve de rotinas de exercícios aeróbicos e de musculação para ajudar na recuperação dos pacientes. São rotinas direcionadas, criadas em conjunto com a equipe médica e de fisioterapia para agilizarem a recuperação clínica.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome