“Lorena, sua trajetória representa a transformação do semiárido” disse o vereador Tiano durante a entrega do título de Cidadania Juazeirense

titulo de lorena

“Uma noite memorável”. Muitos sorrisos, abraços, forró, baião, poesias e causos. Não poderia ser diferente a solenidade de entrega do título de cidadã juazeirense à Lorena Melo (60), engenheira agrônoma e paraibana de berço, porém juazeirense de corpo e alma. As atividades aconteceram na noite desta última sexta-feira (02) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e foram embaladas por inúmeras homenagens que destacaram a vida política e a militância de Lorena.

Amigos, familiares, representações públicas de Juazeiro e de Soledade (PR), município onde nasceu, marcaram presença no evento, deixando o auditório pequeno para tantas palmas, a irreverência e alegria que esbanjava o ambiente. Para muitos ali presentes, as homenagens à Lorena precisam possuir o perfil dela e este elemento esteve presente em todos os momentos do ato solene.

O vereador Tiano Felix (PT), autor da proposição, aprovada por unanimidade na Câmara, esteve ao centro da mesa acompanhando de perto as diversas homenagens realizadas.

Suzana Almeida, além de amiga estava na organização do evento. Para Ela, Lorena é uma ativista política e ambiental que valoriza sobretudo o semiárido, tendo verdadeira paixão pelo Rio São Francisco, em especial a Ilha do Fogo, onde diversos trabalhos e campanhas de preservação ambiental foram realizadas. “É uma pessoa de personalidade e muito criteriosa em suas amizades, as quais se doa de alma sabiamente”, afirmou Almeida.

Por outro lado, o deputado estadual Zó (PCdoB) acredita que Lorena seduziu Juazeiro com muito amor e comprometimento político. Além disso, parabenizou Tiano pela iniciativa, considerada por Ele, um reconhecimento “mais que merecido”.

“Juazeirense é quem ama o Rio São Francisco”

Atualmente Lorena é conhecida pelas diversas ações de proteção ao Rio São Francisco e claro, pela sua travessia a nado de uma margem a outra. Pensando nisto, Paulo Cesar Andrade, que na ocasião representava o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) disse que não é a naturalidade do sujeito que determina a contribuição política e social de alguém, pelo contrário. “Juazeirense é quem ama a nossa cidade e o Rio São Francisco como você ama Lorena”.

Este elemento também foi salientado na fala do vereador Tiano, que contextualizou a trajetória política da homenageada, afirmando que “o braço forte de Lorena foi importante para apontar novos horizontes em nossa cidade”.

E disse mais: “é importante salientarmos que apenas com a presença de Lorena podemos visualizar uma plenária com a representação dos movimentos e organizações sociais que estão nos ajudando nesta caminhada por inclusão e desenvolvimento. Além disso, não podemos esquecer que sua trajetória representa a transformação no semiárido e isso é essencial”.

Além disso, Tiano, que durante seu mandato entregou quatro títulos de cidadão juazeirense, comparou em nível de importância o título de Lorena ao entregue ao ex-presidente Lula, considerado pelo vereador, o sujeito que mudou a vida de milhares de brasileiros, principalmente no semiárido com diversas políticas sociais.

Muito agradecida pelas homenagens e falas, Lorena assistia tudo de perto, enquanto isso, muitos de seus familiares não continham as lágrimas. Em seu pronunciamento reafirmou a necessidade da organização popular em defesa do semiárido e por políticas de convivências, que segundo Ela, precisam ser construídas ao lado de cada trabalhador e trabalhadora.

As homenagens não param

Antes, durante e depois da entrega do título as homenagens não param de chegar à Lorena. São amigos de sua terra natal e agora, oficialmente, de sua cidade Juazeiro, que demonstram muito carinho e cumplicidade com o seu jeito de ser.

As redes sociais está sendo o principal meio de comunicação com a Lorena. Mais uma vez, reafirmando a importância do título que a reconhece como uma filha legítima das águas do Rio São Francisco, como mais uma cidadã juazeirense.

Ascom do vereador Tiano Felix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.