Coninta 2016 encerra com legado de compartilhar conhecimentos

0

Quatro dias com muitas cabeças pensando “a construção de conhecimento para uma sociedade cidadã”, esse foi o maior legado do  II Congresso de Integração Acadêmica e Social do Vale do São Francisco, Coninta 2016, realizado na Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), do dia 20 ao 23 deste mês. Estudantes apresentaram seus trabalhos e profissionais compartilharam seu conhecimento, todos desejando que o ambiente acadêmico seja uma usina de projetos para uma melhor convivência em sociedade.

O último dia do congresso, a sexta (23), já foi movimentado na tarde, com os estudantes participando de minicursos, oficinas e palestras. No final da tarde, ocorreu a Mostra de graduação. Foi no começo da noite que acadêmicos de todas as áreas do conhecimento se reuniram para um momento interdisciplinar, a conferência de encerramento com o palestrante Charles Siqueira Barbosa. Presidente do Instituto Cultural Pólen no Rio de Janeiro-RJ, Charles contou sobre sua trajetória e como modificou a realidade da juventude dos morros cariocas pensando na cidadania através da arte e outros projetos. O “artista social” exemplificou com estratégias que usou para atrair a juventude como um caminho de trabalho social pode ser profissão e não só trabalho voluntário, o que disse ser “muito importante para vocês estudantes, que serão os profissionais futuros”.

Após a palestra, um momento descontraído com um contador que trouxe a Literatura de Cordel. A noite ainda contou com a premiação de alunos que apresentaram seus projetos em banners. O primeiro lugar ficou com alunas do 4º período do curso de Fisioterapia da Fasj, que apresentaram o projeto “Educação e Saúde sobre HIV/AIDS”, uma proposta que criaram para o Coninta. Amanda Paixão, uma das integrantes, disse ter ficado bem contente com o reconhecimento. “A gente aprendeu muito com o trabalho, saímos da sala de aula e fomos pro âmbito escolar. Sobre o Coninta, as palestras agregaram muito nosso conhecimento”, comentou a estudante.

Késia Araújo, coordenadora do Nupex da Fasj e do Coninta, disse que a sensação “é de dever cumprido enquanto educadora, por saber que durante esses quatro dias tivemos momentos ricos de discussão”. “Tenho certeza que o Coninta foi um caldeirão de conhecimento, uma semente que a gente plantou”, completou. A noite foi finalizada com um show do cantor Alan Cleber, que selou o momento com a integração dos participantes em um momento festivo.

Quem ficou interessado nas discussões do congresso pode entrar no site www.coninta.com.br, onde estão disponíveis vídeos da TV Coninta e outros registros. Em breve, a terceira edição da revista Expansão Acadêmica será publicada com trabalhos que foram apresentados nos simpósios e também estará disponível para a população. A organização do projeto é do Nupex da Fasj, contando com os parceiros Cultura Inglesa, Criatur, Marra Agência e Gráfica, TV São Francisco e Rádio Tropical Sat.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome