Estudantes do DCH da UNEB-III, em Juazeiro, a caminho de Padóva

0

unebpadova

As Estudantes de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III, Juazeiro, Gemima Fernandes e Raiane Tupiná Cardoso, selecionadas para intercâmbio na Universitá de Pádova (UNIPD), embarcam nesta semana para Itália. Gemima e Raiane participaram do curso básico de italiano, uma das atividades interculturais da pesquisa, INTEREURISLAND, INTERsectoral, ‘Extensão Universitária’, Research, Interculture and Service Learning; Approaching to a New Development do doutorando Nicola Adrian.

O trabalho desenvolvido no DCH III, acontece em parceria entre curso de doutorado em Ciências da Educação e da Formação da UNIPD e o Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGeduc) da UNEB. Em sua pesquisa, Nicola Adrian investiga as experiências combinadas de estudo e estágio de formação no exterior com estudantes de graduação das áreas pedagógicas, usando a proposta de mobilidade internacional e intercâmbio entre Itália e Brasil. “O projeto é focado no intercâmbio de comunicação e pesquisa, através dele e com participação das estudantes de pedagogia. Vamos construir algo novo na Itália a partir de um projeto de extensão com ongs, que trabalham com imigração e desenvolvendo a aprendizagem de uma forma mista na universidade de Pádova”, explica.

Para Raiane participar deste intercâmbio é uma oportunidade de aprendizagem ímpar, “além da possibilidade de desenvolver novos projetos pedagógicos e sociais em ongs, é também uma forma da universidade ser representada em outro país”.

Com expectativa semelhante, Gemima descreve a sua intenção com o intercâmbio na Itália, “Pretendo desenvolver o que aprendi no curso de Italiano durante os três meses na UNEB e na universidade de Pádova, tanto do âmbito pedagógico e social. Além de me proporcionar o crescimento pessoal e profissional na área pedagógica”.

Na Itália, as estudantes irão estudar durantes três meses, participar de um projeto de extensão em organizações não governamentais e também auxiliar os universitários italianos com a língua portuguesa.

Para a diretora do DCH III, Márcia Guena este intercâmbio é um passo importante no curso de Pedagogia de Juazeiro “Nossa intenção é seguir a política de internacionalização que a UNEB já estabeleceu e neste caso nosso papel é ampliar esta relação para oportunizar a ida de mais estudantes, professores, analistas e técnicos, e, destacamos a importância da Serint e do pesquisador Nicola Adrian que impulsionaram este intercâmbio aqui.”

Antes do embarque para Itália, as intercambistas Raiane Tupiná e Gemima Cardoso participam de uma mesa redonda no Congresso Inter, evento que faz parte da XX Reunião da Associação de Educação Internacional (FAUBAI Regional Nordeste), no qual o pesquisador Nicola Adrian também dará uma palestra. O evento organizado Secretaria de Relações Internacionais (Serint) acontece entre os dias 26 e 28/09 no campus I, em Salvador.

ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome