FIEPE homenageia o ex-prefeito de Petrolina, Luis Augusto Fernandes

0

homenagem

O Conselho Empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF /FIEPE), vai homenagear o ex-prefeito de Petrolina, Luis Augusto Fernandes, falecido no último 1º deste mês em Brasília – DF, aos 86 anos.

O ato está marcado para o próximo dia 17 (segunda-feira), às 12h, durante almoço/reunião na sede da entidade (Centro de Convenções Senador Nilo Coelho), em Petrolina. De acordo com o diretor da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, a homenagem ao ex-prefeito Luis Augusto Fernandes é um reconhecimento da entidade pela grandeza de feitos relevantes deste chefe do executivo municipal que revolucionou a história de Petrolina.

“Engenheiro civil, nascido no Rio de Janeiro – RJ, que governou o município entre os anos de 1959 a 1963, Luis Augusto Fernandes era um visionário e criou o Plano Diretor Urbano que até hoje é referência de consulta à distribuição demográfica e fundiária da nossa cidade”. O diretor lembrou também o papel de vanguarda do homenageado, quando disciplinou as novas construções, promulgou leis ampliando os limites urbanos, instalou o arquivo municipal, fez a reforma fiscal administrativa e o código de posturas, este último considerado è época um instrumento de última geração.

Para o vice-presidente da FIEPE e diretor adjunto da Unidade Regional Sertão do São Francisco, Rafael Coelho, o ex-prefeito Luis Augusto Fernandes também é uma referência cultural. “Homem à frente do seu tempo, além de implantar a primeira biblioteca e estimular manifestações artísticas, culturais e folclóricas, ele também promoveu  o conhecimento da artesã Ana das Carrancas e escreveu a primeira carta para USP relatando os achados arqueológicos da Serra da Capivara”.

Após o mandato de prefeito em Petrolina, Luis Augusto Fernandes ocupou ainda a Secretaria de Coordenação Geral no governo de Nilo Coelho em Pernambuco, entre 1968 a 1971 e depois foi secretário de Planejamento e Coordenação do Incra em 1972 e diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural do Incra, em 1982.  Casado com Yedda Coelho, neta de Clementino Coelho (Cel. Quelé) e Josepha Coelho, filha de Diva e de José Fernandes Coelho, teve cinco filhos: José Augusto, Cristiano, Rogério, Bernardo e Mônica.

CLAS Comunicação & Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome