Univasf e Uneb promoverão diversas ações em comemoração ao Dia do rio São Francisco

0

dia-do-rio

Em alusão ao Dia do rio São Francisco, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realizará uma série de atividades hoje (4), em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O objetivo é chamar a atenção da população para o cuidado diário com o rio e o processo de degradação em que ele se encontra. Durante o dia, serão realizadas doações de mudas e caminhada. As ações são abertas a toda a comunidade.

A programação terá início com a “Caminhada Velho Chico”, a partir das 6h, na Orla I de Petrolina. Durante a ação, serão doadas mudas para as pessoas que estiverem circulando pelo local. De acordo com a professora do Colegiado de Administração da Univasf e uma das organizadoras do evento, Alvany Santiago, a ideia é que as pessoas tenham um cuidado contínuo com as mudas. “Nós queremos que as pessoas adotem, não apenas plantem, por isso também iremos conversar com elas sobre a importância da mata ciliar”, explica.

Logo depois, às 8h, será realizada a “Caminhada Ecológica” no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Uneb, em Juazeiro, no trecho do rio São Francisco localizado no Campus. A caminhada será organizada pela professora do Colegiado de Engenharia Agronômica da Uneb, Maria Herbênia Cruz. Na ocasião, haverá discussões sobre a mata ciliar e em seguida o plantio de mudas. As atividades serão finalizadas com o “Pôr do Sol + Velho Chico”, às 17h, no local das barquinhas, em Petrolina, onde haverá também um bate-papo com as pessoas sobre a importância do cuidado com o rio São Francisco.

Para a professora Alvany, essas ações são importantes para reforçar a necessidade de realizar ações efetivas em favor do rio São Francisco. “Pesquisas mostram que o rio está passando por um processo inexorável de extinção, também devido à degradação da mata ciliar. Então, queremos chamar a atenção das pessoas, das empresas e do poder público para inserir no nosso cotidiano a necessidade de cuidarmos do rio, através de ações concretas, diárias, permanentes e duradouras”, destaca.

As ações serão realizadas com o apoio do Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (CADM), de estudantes da disciplina de Ética e Responsabilidade Social do Curso de Administração, do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad) da Univasf e do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Uneb, entre outras instituições. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 98805-7855.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome