Foram-se as eleições… E agora Juazeiro?

54

E agora, meu querido e caro leitor? E agora , Sibelle e Blog Preto no Branco?

Deixando os pesares e apesares dos dizeres pós-urnas, a eleição, no seu geral, foi democrática e quase sem atropelos (Pelo menos comprobatórios.) vis e errôneos. A nível nacional, para não dizer que sou provinciano ,aconteceu de acontecer o esperado.Queda contumbante do PT e a ascensão da direita ortodoxa.Disse que já era esperado a partir do momento em que o reacionarismo golpista, a mídia marrom preta, o judiciário Moroso( Amei isso. Dourou, leitor? )e fascista deram as mãos e criaram ,conjunturalmente, um enorme e arquitetado complô dos oiapoques aos chuís no país para derrubar a todo custo-sembenefício a democracia e o pensamento liberto dos cidadãos e da nossa política séria, socialista,despreconceituosa. Tudo pela usurpação ao poder de forma ditatorial, buscando dizimar cruelmente gestões voltadas para o bem-estar dos pobres, necessitados e, fundamentalmente,para o nordeste. Nosso nordeste há tempos jogado na sarjeta e tão sofrido. Que maluquice desses esfomeados incautos! Tudo para encerrar o ciclo petista e  decepar de uma vez por todas A CABEÇA DO MAIOR PRESIDENTE E BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS : LULÁLÁ! Sim, leitor sensato que admiro, O NOSSO LULINHA PAZ E AMOR.

Veremos, pois e adispois, o que em breve rolará nos céus e na terra desse país. Assunto para uma outra crônica. Certo? Certo e mais que certo.

Que tal , na hora igual cafezinho, colocar Juazeiro na berlinda?

Vamo qui vamo…

Juazeiro votou . Votou e os eleitos têm somente que honrarem as calças, os vestidos, e trabalharem dignamente  em prol da cidade e do seu povo. Representá-lo como prometeram ,veemente, na campanha. Basta isso, pô. Basta isso, né não leitor? Para que isso aconteça, ah que bom seria,era só o  povo vigiá-los  dia e noite. Tipo assim, nas ruas , cantos e recantos: Ei, meu representante, estás fazendo o que lá ( Lá é o Legislativo e Executivo.)? Não ouvi..fazendo o que mesmo? E o que já fizestes e pretendes fazer? Não ouvi… o que mesmo? Fale mais alto e em bom, meu representante!

Essa é a postura sensacional que cabe ao cidadão juazeirense .Não se pode e nem se deve deixar os eleitos soltos, à mercê de benesses muitas , preguiças e falta de boa vontade. Tem-se que cobrá-los sem cuspe e a todo o momento . É somente fazer jus ao depósito de confiança dado pelo voto , fazer jus ao salário retumbante que recebem, Prefeito e Vereadores,para não sofrerem barracos mo meio da rua, pela livre  imprensa e na porta de casa. Otonce, estamos ou não estamos combinadinhos , Prefeito e Vereadores? Estamos ou não estamos combinadinhos, Povo da cidade e do interior? Obrigado, já sabia que concordariam. Assim,Juazeiro tem futuro sim!

E os vereadores eleitos, Sibelle Fonseca , Blog Preto no Branco e Leitor querido?

A eleição para a Câmara Municipal ,foi impiedosa, dura, suada.Tivemos muitos candidatos , o que causou uma divisão de votos além do que aquém. Surpresas  vieram. O bom é que da atual  e mal vista Câmara soçobraram solamente nove , o resto vem novo. Ou renovado. É  torcer com a fé que num pode mais faiar, que essa nova Câmara estude o ruim da outra e não incorra nos mesmos e viciados pecados, pecados esses que todo o mundo está cansadinho de saber .  Deixar  a voz popular de lado e pensar somente nos seus e em si próprio, é feio . Vai que o seu filhinho querido descobre. Aí, é que é escandaloso e mau exemplo.. Estão lendo, novos edis? É bom mesmo, ora bolas! A alegria veio em que vereadores atuais dançaram nessa por nadicas de nada ajudarem a cidade  tão carente do trabalho deles.Toma…Toma… Por outro lado  tive  pena de  , apesar de um ou dois no máximo,, alguns vereadores perderem o mandato. Porém, eleição se vence nas urnas. Democracia é isso. Se forem políticos de verdade, entenderão a lição e corrigirão os seus erros, visando o próximo sufrágio universal. Legal? Pacas, mesmo? Legal. A Cãmara , hum. Hum. Veremos o desfecho, logo, logo.

E o Prefeito eleito, Blog Preto no Branco, Sibelle Fonseca e Leitor querido?

Confesso aos meus botões que  a campanha foi diferente. Tivemos, a bem da  verdade,três candidatos com leques  de  muitos votos. Charles Leão fincou o pé na cidade depois disso. Tem tudo e deverá ser  candidato a Deputado Estadual. Vem com  força própria e o apoio   mais que possível  de ACM Neto que assombrou nas urnas de Salvador e ,quente e fervendo, aportará em Juazeiro ansiando  angariar   votos e montar um grande palanque no seu sonho declarado  de governar a Bahia.Nisso, entra Charles Leão na história. Os seus mais de 23000 votos nessa eleição lhe outorgam essa moral. Veremos o desfecho, logo, logo.

Joseph Bandeira, quem diria, euzinho Gondim mesmo fiquei surpreso, saiu do limbo. Há muito Joseph não teve tantos votos. Acho que até não dormiu na noite de 02 de Outubro, sonhando a si próprio o sonho  de voltar ao Paço Municpal pela porta da frente. Um sonho, Joseph, que chegou pertinho e beirou à realidade. Perdendo apertadíssimo ,  Joseph Bandeira volta a  assustar de verdade e não apenas em rodinhas e fofocas os seus adversários políticos e, todos estão carecas de saberem quem são, pessoais. Mostrou está vivo e vivo vem, pode apostar leitor, para a candidatura a Deputado Federal. Joseph, tal qual um fênix, tem mania  de nunca desistir. Agora é que não desistirá mesmo.  Procurará alçar vôos de esperança no governo federal golpista ao qual defende e se aliou. Por isso, apesar da derrota, o seu sorriso alastrou-se  e adiou a sua aposentadoria política. A turma de Isaac Carvalho , de barbas de molho, certamente o olhará, assim como euzinho, não apenas como um azarão intrometido, mas, com olhos de sobreaviso e não subestimável. Veremos o desfecho ,logo, logo.

Paulo Bomfim, o grande vencedor. Para um marinheiro de primeira viagem na política, foi de uma felicidade tamanha. Teve uma equipe de apoio grande e unida.Dia e noite. Secretários do prefeito, assessores, base aliada, travaram uma árdua luta na campanha para alavancá-lo de todo jeito. Nem poderia perder, pois, tinha tudo nas mão dado pelo fiel escudeiro e padrinho político Isaac carvalho, o prefeito atual.Obras feita a dizer , obras  a caminho, repetia até o eleitor decorar sem querer, por osmose. Mas, foi impecável à cartinha e orientação do seu publicitário e marketeiro vitorioso em tantas cidades,Fernando Veloso. Com isso, manteve-se sempre atento  à monitoria das pesquisas e dela não desceu nuca; 40% e pronto. O problema é que, próximo às eleições, sentiu a sua candidatura ameaçada . Frio na barriga que tirou palas últimas e grandes puxadas e carreatas na sua campanha  , além  de um grandioso  debate final na TV.Sobressaiu-se, ainda que por pouco. Isaac Carvalho de parabéns, por vir forte para Deputado Federal, uma vez que ajudou e deu suporte decisivo  a mais de dez cidades vitoriosas na região Norte do Estado. Vai ter , o leitor   não se engane, briga de gente grande a Deputado Federal por aqui Advinhe , amigo das letras, quem serão os principais protagonistas no ringue regional? Advinhão. Voltando ao prefeito eleito, Paulo Bomfim terá uma oposição brava e braba nos seus calcanhares e fungando o tempo todo no seu cangote. Porém, o fortalece  a ampla vantagem na Câmara Municipal ,o pleno  apoio do Governo Estadual e a vontade danada de calar os preconceituosos e pessimistas de plantão.Com o pão e queijo nas mãos e a guloseima de comê-los tem  tudo para realizar um grande gestão  á frente de uma maiores cidade da Bahia. Veremos o desfecho, logo, logo.

Lembro ao meu danado e fiel leitor que não vim aqui para dar veredito se houve ou não, como costumeiramente pinçam e ciscam os perdedores, compra de votos, infrigências às leis eleitorais, desse ou daquele. O que importa, ou só importa mesmo, é que os postos e cadeiras a parir de Janeiro  já têm os seus assentos legitimados  e os seus donos cativos. O restante é:  O choro é livre. O povo assim o quiseram. Então, novo Prefeito e novos Vereadores, é tocar para frente, elaborarem bons e eficazes projetos, traçarem necessários e inadiáveis programas sociais para a cidade no seu todo.E fiscalizarem-se uns aos outros e a si próprios. Armarem , cada um Vereador e o Prefeito, uma equipe de assessoria confiante, inteligente,competente, unida e humana.Inovarem  e criarem conceitos revolucionários na Educação, Saúde, Turismo, Infraestrutura, Esporte, Geração de Emprego,Bem-estar Social, Mobilidade Urbana. E, o mais que demais  importante :  CUIDAREM BEM DAS PESSOAS! Por elas trabalharem , trabalharem , trabalharem.

Caro Blog Preto no Branco, Sibelle Fonseca e Leitor querido, o Brasil é do jeito de Juazeiro.Por isso Juazeiro é uma cidade esperançosa, quase sempre de sorriso na boca, receptiva e lutadora. O Brasil é moreno e Juazeiro é morena. Cojunção de cores e raças que nos trazem verdadeiro orgulho .Conjunção de culturas nativas e oriundas que nos fazem  ser um berço de culturas e de artes diversas. Uma cidade  eternamente de coração aberto  e geograficamente  abençoada pelos deuses e céus límpidos. Essa cidade almeja e clama  de ter em seu bojo bons e célebres políticos que a olhem como a sua casa e ao povo mais simples como seus filhos.

Assim, desejo boa sorte ao futuros Vereadores e ao Prefeito Paulo Bomfm!

Fui a sem querer indo.

Otoniel Gndim — Professor, escritor e Compositor.

 

54 COMENTÁRIOS

  1. ESSA FORMA DE ESCREVER PUXANDO O LEITOR PARA DENTRO DO TEXTO, É DE DEMAIS. GÊNIO É ARA INOVAR. OTONIEL GONDIM É UM DELES.PARABÉNS, LI DE PULO DE TÃO BEM ESCRITA. SIBELLE DÊ UM BEIJO NELE POR MIM.PROMETE?

  2. O GANHADOR EM SEMPRE É O QUE GANHA. NESSA, JOSEPH BANDEIRA SE SOBRESSAIU BEM, GOSTEI DA ANÁLISE SOBRE JOSEPH ABNDEIRA. BOMFIM É, SIM, O FIM!!!

  3. gostei e amei a produção impecávl da crônica. chamamou até sibelle, a dona do blog, oara entra no texto. otoniel gondim, você passa do ponto, amigão. linda crônica.

  4. Todos esperando o desfecho de Gondim nessa política . Veio de forma brilhante, coerente, intle ectualmente fina. Otoniel Gondim sabe das coisas. torço para que nunca saia mais dessa cidade ainda carente e muito de persinalidades como ele. o admiro , irmão e amigo.Parabéns ao blog pe;;;

  5. Vão-se os anéis ficam os dedos.As eleições se foram mais voltam logo, como diz Tadeu Ferreira Gomes, ali em 2018.O povo está sofrendo nas filas de Hospitais e aqui não venha com resposta pronta que é no Brasil inteiro; tem que começar já a dar o primeiro passo em Janeiro 2017; o tempo URGE!!

  6. sSibelle, minha querida, estou há tempos tentando fazer um comentário a respeito desse excêntrico e excelente texto de Otoniel Gondim e não sai o comentário no Blog. o que faço.querida/ Você está dentro do texto…achei isso inusirtado e maravilhoso. Sucessos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome