SAAE alerta para os perigos do lixo na rede de esgoto

0

saae-056

O uso de caixas de esgotos, poços de visita, vasos sanitários e galerias como lixeira é uma das principais causas de obstruções na tubulação da rede coletora de esgoto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro. Essa prática, que vai contra os preceitos da boa educação ambiental, é responsável por mais de 50% dos casos de entupimento na tubulação e traz constantes transtornos à população.

O SAAE alerta aos usuários do sistema de esgotamento sanitário que o esgoto doméstico deve ser composto apenas de fezes, urina e águas utilizadas na lavagem de louça, roupa e banho. “Infelizmente temos presenciado além do material comum aos esgotos que são jogados na tubulação, detritos como areia ou lixo que interceptam o fluxo da água, causando a obstrução e prejudicando a operação da rede”, explica o diretor-presidente da autarquia, Joaquim Neto, que dá orientações de como manter a boa utilização da rede de esgotamento sanitário.

“É importante que a comunidade não jogue resíduos sólidos na rede de esgoto, realize limpezas quinzenais nas caixas de gorduras, não faça ligação das águas pluviais nas redes de esgoto, assim como deixar as caixas de inspeção sempre acessíveis”, alerta Neto. Ele recomenda ainda a importância de que as residências e os estabelecimentos comerciais que não possuem as caixas de gorduras, instalem. Com isso, todos estarão não somente contribuindo com a manutenção da rede coletora de esgoto, como também com a preservação do meio ambiente.

O descarte errado desses materiais pode ocasionar obstruções e vazamento de esgoto nas próprias residências, além de mau cheiro e risco de aumento da população de ratos e insetos que causam problemas de saúde. “Por receber material que não é de sua responsabilidade, o SAAE arca com gastos que não deveriam ser seus, para retirá-lo da rede. A população precisa ter a consciência de não jogar esses resíduos na rede de esgoto e ter o comprometimento com o meio ambiente”, destacou Neto.

Dicas
– É crime ligar esgotos nas tubulações de água da chuva, pois ela não passa pela estação de tratamento;

– Não despeje óleo de cozinha no ralo. Armazene-o em um recipiente fechado e encaminhe para a reciclagem, pois uma gota desse produto pode contaminar um milhão de litros de água;

– Não jogue materiais sólidos na rede coletora;

– Cuidado com o plantio de árvores com raízes grandes que podem danificar a tubulação;

– Não destampe caixa de esgotos, tornando-os “portais” para a entrada de folhas, areia, restos de comida, água de chuva e todo tipo lixo inadequado, obstruindo a rede e podendo transbordar nas casas e ruas.

Ascom SAAE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome