Dia Nacional de Prevenção da Obesidade traz alerta importante para população

0

apre31

É preciso orientar crianças e adolescentes, desde cedo, sobre os riscos da obesidade. O excesso de peso torna-se por muitas vezes um problema de saúde, que acomete cada vez mais pessoas em todo o mundo. Para tanto, desde 2008, o dia 11 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, a fim de dar visibilidade à conscientização sobre a atividade física e alimentação saudável.

Doenças tais como hipertensão e diabetes tipo 2 estão muitas vezes relacionadas diretamente com a obesidade, alguns tipos de câncer também tornam-se mais graves quando o indivíduo é obeso. Segundo o nutricionista Adilson Aguiar, falar sobre a doença é essencial desde a infância até o envelhecimento mesmo que não se esteja obeso. “O seu perfil alimentício pode influenciar as pessoas que o rodeiam, seja a família, os amigos ou companheiro, e o nutricionista tem o papel de propagar essa informação para a população e alertar os riscos de uma má alimentação pode causar. A obesidade desencadeia outras doenças e hábitos saudáveis são fundamentais para você ter uma qualidade de vida melhor”, salienta.

Lidar com tema obesidade, sobretudo nos primeiros anos da vida escolar, é também essencial. Ainda que a população com sobrepeso seja grande, muitas vezes crianças obesas tendem a sofrer bullying, acarretando também em outros problemas emocionais. O sedentarismo ocasionado pela aparelhagem tecnológica que não estimula toda uma geração a sair da frente de computadores e smartphones, também agrava esta situação.

 ASCOM/ Clínica Médica Especializada

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome