Cemafauna tem programação para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

0

apre61

Durante os dias 17 a 21 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo e Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) terá uma programação voltada para a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT) cujo tema é “Ciência alimentando o Brasil”, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS). O período oficial da 13ª SNCT vai de 17 a 23 de outubro de 2016.

O evento é promovido em todo o Brasil e mobiliza secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. No Cemafauna, a proposta é mostrar para as pessoas a importância da conservação das mais de três mil espécies de abelhas existentes no país e o seu importante serviço no ecossistema.

Segundo a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, esses animais são muito importantes no cenário da biodiversidade: polinizam não apenas as culturas agrícolas como também plantas silvestres. Cerca de 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens dependem, em algum grau, da polinização. Entre os polinizadores, as abelhas são os mais importantes e mais eficientes agentes. Entre US$ 235 bilhões e US$ 577 bilhões do valor da produção alimentar global anual depende de contribuições diretas dos polinizadores. Além disso, esses insetos produzem mel, mel de melato, pólen, geleia real, própolis e cera.

A programação do Cemafauna conta com palestras específicas sobre esse grupo de insetos, as espécies ocorrentes na caatinga e sua importância no meio ambiente, além de exposição dos produtos gerados pela sua atividade ecossistêmica. Os ministrantes são Taynara Sales, Rannison Sampaio, Emille Guerra e Uirã Alexandre, todos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiários do Laboratório de Entomologia do Centro, sob orientação da coordenadora da instituição, professora Patricia Nicola e pela pesquisadora/colaboradora Aline Andrade, que se dedica ao estudo nas áreas de Ecologia comportamental, química e genética de abelhas Euglossini.

Os eventos são abertos ao público em geral e acontecerão no auditório do Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Univasf. Outras informações pelo telefone 87 2101-4818 ou ainda pelo e-mailcemafauna@univasf.edu.br

Jaquelyne Costa

Ascom Cemafauna

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome