Profissionais da saúde participam de curso de aperfeiçoamento para atender usuários de drogas

0

20161013_150659-1

Profissionais da rede de saúde mental de Juazeiro, Salvador e região, da rede de Atenção Básica, atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) participaram na tarde desta quinta-feira (13), de um curso de aperfeiçoamento para atender usuários de drogas, realizado na Escola de Formação da Rede Municipal dos Educadores de Juazeiro (EFEJ). A ação é uma parceria da Secretaria da Saúde de Juazeiro, UFBA e Secretaria de Saúde do Estado.

Uma das palestrantes e Psicóloga do CAPS AD Gregório de Matos em Salvador, Milena Marinho destacou a importância do encontro.  “Este curso é momento de discutirmos sobre as drogas existentes em nossa sociedade e a maneira como nós, profissionais, vamos acolher esses pacientes. O usuário deve ser visto como uma vítima do sistema social. O curso foi muito proveitoso para todos nós profissionais da rede SUS. Foi uma troca de experiência gratificante”, pontuou.

Durante o curso, os profissionais participaram de aulas expositivas, estudos de casos, histórias de vida, discussão de filmes, observação e análise prática. A capacitação foi ministrada por profissionais do CAPS de Gregório de Matos, em Salvador, que é um serviço de extensão da UFBA voltado para atenção ao uso de drogas e redução de danos.

A Superintendente de Humanização e Regulação, Tatiane Malta também prestigiou o encontro e destacou que o curso foi bastante produtivo para as equipes de saúde mental de Juazeiro. “A rede SUS de Juazeiro foi beneficiada com esse encontro, foi um ganho importante para nossos profissionais. Todos puderam vivenciar de perto as demandas sociais e culturais que têm influência sobre o uso abusivo das drogas e suas consequências nos territórios. O conteúdo foi enriquecedor. Foi um momento oportuno de sugestões para melhorar o acolhimento aos nossos pacientes”, concluiu.

A capacitação será encerrada nesta sexta-feira, 14. Outra turma será formada para o curso que irá acontecer novamente nos dias 20 e 21 de Outubro na Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), das 8h ás 17h. Os interessados devem se inscrever no Núcleo de Educação Permanente, na Secretaria de Saúde de Juazeiro.

Rede CAPS em Juazeiro

A Rede de Saúde Mental em Juazeiro é formada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e o Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPS i), que prestam assistência, respectivamente, aos usuários portadores de transtornos psíquicos graves e aos pacientes com problemas com o uso abusivo de álcool, drogas e transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas.

O Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPS i) é voltado para crianças e adolescentes que tenham problemas psicológicos decorrentes ou não do uso de drogas. Atende 465 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 18 anos com transtornos mentais, como autismo, psicose e TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Os Caps são formados por uma equipe multiprofissional composta por psicólogas, terapeuta ocupacional, enfermeira, artesã, técnica de enfermagem, nutricionista, agente de serviços gerais, recepcionista, agente de portaria e cozinheira.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome