“Amanhã estarei presente caminhando em forma de agradecimento no outubro rosa” fala uma sobrevivente do câncer de mama, em Juazeiro BA

0
“Quando apareceu um caroço no bico do meu peito, no dia do meu aniversário, corri e tomei minhas providências. Fiz os exames e descobri que o nódulo que sentia era um tumor benigno. No entanto, ao lado dele estava o maligno”. Foi assim que começou a luta contra o câncer de mama da auxiliar de escritório, Kátia Maria Dias, em 2013.
apre42
Assim como ela, muitas mulheres descobrem a doença dessa forma, através do auto exame. No Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Segundo o Instituto de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa de novos casos, apenas para o ano de 2016, é de mais de 57 mil.
Esse tipo de câncer matou mais de 14 mil mulheres em 2003, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Isso ocorre devido ao diagnóstico tardio. O Outubro Rosa, surgiu em 1990, com a função de diminuir o índice de mortes causadas pela doença, através de campanhas de conscientização e proporcionando acessos aos serviços de diagnóstico.
Em Juazeiro, desde 2007, o Instituto Ivete Sangalo vem servindo a população de oito cidades do norte da Bahia, ajudando a prevenir e tratar o câncer de mama. Kátia, também, foi uma das mulheres diagnosticada pela instituição. “Foram 8 sessões de quimioterapia, 28 de radioterapia, retirei uma mama, fiz raspagem nas axilas, reconstruí o seio, tudo no Hospital São Rafael, com o acompanhamento do Instituto. E até hoje recebo essa atenção”, conta Kátia.
Neste sábado (22), o Instituto, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos (SP) e o Instituto Avon, realizará a 6ª Caminhada Outubro Rosa de combate e prevenção ao câncer de mama, pelas ruas de Juazeiro. A expectativa este ano é de reunir aproximadamente 4 mil pessoas. Uma delas será Kátia, que confirma alegre a participação na Caminhada. “Amanhã estarei presente, caminhando em forma de agradecimento por estar curada”.

A concentração e saída acontecerão no início da Avenida Adolfo Viana, no Centro, com trio elétrico e show de Alan Cleber até a Orla da cidade. Os kits (camiseta/viseira/folhetos) para participar do evento estão sendo entregues no Instituto Ivete Sangalo, na Travessa São Miguel, sem número, Bairro Santo Antônio, e no Espaço Outubro Rosa, no Juá Garden Shopping. A colaboração é de R$ 10.

Nesse Outubro Rosa, Kátia deixa uma mensagem para as mulheres de todas as idades. “Recomendo que façam o auto exame todos os dias, enquanto é tempo. Não brinquem com o que é sério, quanto mais cedo descobrirem, mais rápido vão estar curadas. Enquanto há vida, há esperança!”, aconselha.

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome