II Encontro da Agricultura Familiar acontece essa semana em Juazeiro

0

apre5

No Brasil, aproximadamente 70% dos produtos consumidos internamente vem da Agricultura Familiar, e é para se discutir e fortalecer essa atividade que vai acontecer nos dias 27 e 28 dessa semana, o II Encontro da Agricultura Familiar, o Enafa. O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro e é uma parceria entre a Univasf, o Irpaa e o Sebrae.

E nesta segunda edição, o grande atrativo e diferencial é o I Encontro e Feira de Empreendedorismo de Mulheres dos Territórios Sertão do São Francisco (BA/PE), Piemonte Norte do Itapicurú (BA) e Serra da Capivara (PI). Segundo Tiago Pereira, coordenador Institucional do Irpaa, a ideia da Feira é apresentar a diversidade de produtos da agricultura familiar encontrados nesses territórios e que se estabeleça uma relação de comercialização a partir desses dois dias do evento. “De certa forma, esses territórios têm uma afinidade do ponto de vista da economia, da cultura, da produção, e essa diversidade vai ser reafirmada nesse espaço e inclusive seduzindo a academia, que durante muito tempo não considera ou não considerou o conhecimento empírico das famílias, as múltiplas formas de produção e geração de trabalho e renda, sobretudo no campo”, afirmou Tiago.

Além da Feira, faz parte da programação do II Enafa palestras sobre temas voltados para a realidade das atividades e experiências da Agricultura Familiar, tais como: Tecnologias de Captação e Armazenamento da Água; Uso e Gestão das Águas; Educação Contextualizada no Campo. Assim como as palestras temáticas, já no primeiro dia do evento, como: Apicultura e Meliponicultura; Hortifruticultura e Agricultura Orgânica.

O evento é gratuito e tem como objetivo articular o ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento da agricultura familiar, por meio do processo formativo, das trocas de experiências e da comercialização da produção agropecuária agroecológica dos territórios envolvidos. São 530 vagas distribuídas entre agricultores/as familiares, técnicos/as do ATER, jovens e mulheres do campo, professores/as, gestores/as públicos, empreendedores/as, agentes de crédito, estudantes e lideranças de movimentos sociais. A inscrição é realizada através do site: www.pgextensaorural.univasf.edu.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome