Treze creches em Juazeiro recebem brinquedos nesta quinta-feira (27)

0

apre4

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Seduc), entregou na manhã desta quinta-feira (27), brinquedos para gestores de 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). A solenidade foi realizada na EMEI Maria Suely Medrado Araújo, no bairro Tabuleiro, e teve início às 9h.

Na ocasião, os alunos da instituição receberam o prefeito Isaac Carvalho com muita animação. Para o gestor do município, a calorosa recepção e a gratidão demonstrada trazem a certeza de que está trabalhando no caminho certo. “A Educação Infantil em Juazeiro tinha uma estrutura muito ruim, eram apenas oito prédios que estavam em uma situação crítica. Nós já entregamos 19 unidades, todas equipadas como esta. Hoje entregamos esses brinquedos que têm também função pedagógica, com o objetivo de estruturar ainda mais”, afirma o prefeito.

A aquisição dos equipamentos foi feita pelo município por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São conjuntos de aviões, cavalinhos e casinhas de madeira, além dos móveis de cozinha feitos com MDF. O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, destaca a qualidade do material e lembra que, na Educação Infantil, o brinquedo e a brincadeira fazem parte do currículo. “É dever do Estado garantir à criança o direito de brincar, pois isto está assegurado a ela no Estatuto da Criança e do Adolescente. Nossas creches trabalham a brincadeira observando sua importância no desenvolvimento da criança. Esses brinquedos chegam aqui com este objetivo”, salienta.

A gestora da EMEI Maria Suely Medrado Araújo, Tânia Rosa, explicou que o equipamento é importante para trabalhar o desenvolvimento motor da criança. “Na Educação Infantil o processo de aprendizagem se dá de forma lúdica. Aqui, nós seguimos uma rotina de atividades internas e externas com o objetivo de ensinar brincando e de utilizar bem todos os recursos e espaços que temos disponíveis”, relata.

O encanto das crianças com os brinquedos foi imediato. A pequena Ludmila Alves, de seis anos, já escolheu seu favorito. “Eu vou brincar todo dia com o fogão, fazendo comidinha”, conta.

Além da EMEI Maria Suely Medrado Araújo, também receberam o equipamento as escolas: Nailde de Souza Costa, Amélia Duarte, Luzinete de Oliveira, Heloísa Helena Benevides Farias, Edivânia Santos Cardoso, Maria Júlia Rodrigues Tanuri, Arlina Alves Varjão, Maria Helena da Silva Pereira, Nélia Souza Costa, Adjalva Ferreira Lima, Leni Lopes de Araújo e Luana da Silva Nascimento.

Andréa Meireles/PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome