Pacientes passam por cirurgia de reconstituição de mama no HU-Univasf

0

img-20161027-wa0000

“Quem não passou pelo problema, não tem noção de como é difícil, como isso mexe psicologicamente. É uma parte, é um pedaço nosso que perdemos.”. Este é o relato da professora, Rubilene Gonçalves Costa, sobre a sua experiência e sentimentos adquiridos após passar por uma mastectomia, no ano de 2013, para tratar de um câncer de mama.

A professora é uma das 05 pacientes da região que estão participando do Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
O mutirão é realizado pela primeira vez em Petrolina-PE, graças ao empenho e trabalho dos cirurgiões plásticos do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf).

Os profissionais pensaram em facilitar o acesso das pacientes às cirurgias, já que estes procedimentos não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aqui na região. As cirurgias começaram a ser realizadas na terça-feira (25) e vão até a tarde de hoje.

“A direção do HU-Univasf foi muito colaborativa e participativa, por nos disponibilizar o centro cirúrgico e os profissionais para que pudéssemos realizar as cirurgias. Também contamos com o apoio de alguns colegas cirurgiões que participaram de forma voluntária.”, disse o cirurgião plástico do HU-Univasf, Anderson Ramos.

O médico ainda explicou que as pacientes continuarão sendo acompanhadas através do ambulatório do hospital e que todas ainda passarão por novos procedimentos cirúrgicos complementares.

Segundo Anderson Ramos a mastectomia costuma provocar grandes traumas, na maioria das pacientes. Elas passam a se sentirem incompletas, com vergonha, isso as afeta socialmente em todas as suas relações. A reconstrução da mama é importante, pois, proporciona melhorias significativas na qualidade de vida e na auto-estima dessas mulheres.

“Colocar a prótese é uma forma de melhorar a nossa auto-estima, nosso emocional. Estou muito animada, desde o primeiro momento, quero muito fazer. Como tudo eu coloco nas mãos de Deus e estou disposta a fazer.”, afirmou

Rubilene Gonçalves Costa, um dia antes de fazer a sua cirurgia. O procedimento obteve sucesso e a paciente já recebeu alta do hospital.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome