Barragem de Ponto Novo elevará capacidade de armazenamento

0

apre1

O Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR)/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs)/Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), assinou convênio de cooperação técnica e financeira para viabilizar a implementação do subprojeto Ponto Novo, na região centro norte da Bahia, com investimentos na ordem de 14,2 milhões.

O objetivo do subprojeto é aumentar a oferta hídrica e a produção irrigada na região, com destaque para a instalação do fusegate, tecnologia francesa para ampliação do armazenamento de água na barragem de Ponto Novo. Na ocasião foi assinado o contrato entre a Cerb e a Hidroplus, empresa que detém a patente do dispositivo. A proposta do subprojeto foi apresentada ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) pelo Governo da Bahia, por meio da SDR e da executora do subprojeto, a CAR, a ser financiado com recursos do Pró-Semiárido, projeto em execução, resultado do acordo de empréstimo entre o Governo e o Fundo.

Durante a assinatura do convênio, na segunda-feira (7), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o diretor da CAR, Wilson Dias, ressaltou a importância do trabalho conjunto da SDR, Sihs, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e seus órgãos vinculados, a Casa Civil e a Secretaria de Relações Internacionais, juntamente com empresários, agricultores familiares, os irrigantes e a prefeitura.

“Esse momento é de muita comemoração, porque estamos concretizando o início da execução do subprojeto, depois de muita dedicação, muitas reuniões e trocas de informações desse projeto inovador e importante para o Estado”. O oficial nacional do Fida, Hardi Vieira, falou sobre este momento de fechamento da primeira etapa, de análise e avaliação. “Essa cooperação entre o Fida e o Governo da Bahia entra num novo estágio, dá um salto de qualidade. E é importante que o governo possa identificar os locais em que podemos atuar juntos, porque somos mais que um agente financiador, somos parceiros”.

População beneficiada

A barragem de Ponto Novo atende 215 mil habitantes, com abastecimento de água para o consumo humano, em sete municípios – Ponto Novo, Filadélfia, Caldeirão Grande, Itiúba, Senhor do Bonfim, Andorinhas e Jaguarari, com principais usos para o abastecimento humano, a irrigação e perenização do Rio Itapicuru. Para a instalação do fusegate serão investidos 7,5 milhões. O dispositivo será instalado no vertedouro da barragem elevando-o em 1,20 metros, aumentando a capacidade de reserva de água em cerca de 24%, possibilitando segurança hídrica, ampliação da área irrigada do perímetro e uma maior oferta do abastecimento de água para consumo humano, representando um acréscimo de 9,34 milhões de metros cúbicos de água.

“Hoje, o Governo do Estado dá um passo bastante importante para garantir a segurança hídrica na região de Ponto Novo, levando em conta que o fusegate resultará em uma maior oferta de abastecimento de água para consumo humano, bem para as áreas irrigadas”, enfatizou o titular da Sihs, Cássio Peixoto, explicando que o equipamento é formado por elementos independentes de concreto e aço, que elevam a altura do vertedouro e são projetados para ativar-se caso haja eventos de cheias extremas, quando o nível do reservatório atinge uma elevação predeterminada, aproveitando volumes importantes durante os períodos de chuvas.

Na fruticultura irrigada serão investidos R$ 3,8 milhões, com a implantação de 120 hectare irrigados, atendendo 60 famílias, sendo 30 do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e 30 do Movimento dos Sem Terra (MST). A piscicultura receberá R$ 1,6 milhão em recursos, com a implantação de 60 tanques rede, no espelho d’água da barragem e uma unidade de beneficiamento de pescado, beneficiando 40 jovens. Para Edvagno Rios, da coordenação nacional do MPA, “cada dia que passa a gente sente que o nosso sonho está sendo concretizado. Afora o horizonte se abre para as famílias que já começaram a produzir na área”, falou.

Sobre o Perímetro

O Perímetro Irrigado de Ponto Novo possui uma área irrigável de 2,5 mil hectares, sendo que atualmente estão em produção 1,2 hectares, com culturas permanentes e temporárias, predominando a banana. Desse total, 725 hectares são explorados por agricultores familiares em 141 lotes de cinco hectares e 526 são cultivados por empresários, gerando 2.600 empregos diretos e 3.900 empregos indiretos, favorecendo o aspecto socioeconômico do município e do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

Ascom Governo do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome