Enfermeiros do HDM/IMIP apresentaram conclusão de Residência em III Mostra Científica de Enfermagem

0

hdm

Na última sexta-feira (04/11), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou a III Mostra Científica da Residência de Enfermagem da instituição. Com o tema, “Panorama da assistência materno-infantil no submédio do vale do São Francisco”, o objetivo do evento é apresentar os trabalhos de conclusão de curso do Programa de Residência em Enfermagem nas áreas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança.

A programação contou com a palestra de abertura: “Ensino e aprendizagem de residentes de enfermagem em Saúde da Mulher baseado em problemas: Construção e validação de manual para preceptoria”. E, logo após, as apresentações dos trabalhos: “Parto cesariano em primípara em serviço de referência obstétrica no Vale do São Francisco, Nordeste Brasileiro”, “Perfil epidemiológico e clínico de casos de coqueluche em menores de um ano na VIII região de saúde de Pernambuco”, “Situações sofridas por mulheres em maternidades do Vale do São Francisco”. E “Estudo dos fatores de risco relacionados à prematuridade”.

Uma das enfermeiras que apresentou, Gittanha Fadja de Oliveira Nunes, destacou que “com a Mostra Científica da Residência a gente pôde expor grande parte dos nossos trabalhos que desenvolvemos durante todo o percurso da residência. Então, é uma oportunidade para mostrar não só aos profissionais atuantes no hospital, como também aos estudantes e outros profissionais, que puderam estar presentes no momento das apresentações, um pouco da nossa experiência vivenciada durante estes dois anos de residência”, disse.

“A partir da exposição de todos estes atos praticados, da forma como a assistência acontece, a gente pode lançar novas estratégias juntamente com toda a equipe atuante a modificar e trabalhar principalmente em busca da melhoria da qualidade da assistência ao paciente”, pontuou Gittanha.

Segundo a coordenadora do evento, a enfermeira, Raísa Cardoso Meireles Brito, a Mostra teve uma avaliação positiva. “Pode-se perceber o interesse dos profissionais de enfermagem em se atualizar cada vez mais na área, procurando evoluir profissionalmente, que é sempre importante para a qualidade da assistência que prestamos. O enfermeiro é um profissional de suma importância no Hospital, e esta realidade se fortifica a cada ano. Para isso precisamos nos capacitar e estarmos atualizados, e este é o principal objetivo da Mostra” ressalta.

“Este evento é uma forma de divulgar o trabalho de conclusão dos residentes de saúde da mulher e saúde da criança formados no HDM, que durante 2 anos se dedicam exclusivamente a aprimorar seus conhecimentos. Eventos como esse, de enfermagem, são escassos, então aproveitamos esse momento ao máximo para aprendizado, troca de experiências e aprimoramento”, finalizou Raísa.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome