Primeiro dia do Mutirão de Combate ao Glaucoma em Juazeiro atende 300 pessoas

0

_dsc8400

Cerca de 300 pessoas foram atendidas nesta terça-feira (08), durante o primeiro dia do 5° Mutirão de Glaucoma promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e a Policlínica Moisés Andrade. Uma unidade móvel foi instalada em frente ao Centro de Cultura João Gilberto, para realizar os atendimentos.

Podem buscar atendimento aqueles que apresentam sintomas da doença, como fortes dores nos olhos, dificuldades para enxergar ou que tiverem mais de 40 anos com histórico da enfermidade na família. Os interessados deverão comparecer até a próxima quinta-feira (10), ao Centro de Cultura João Gilberto, das 8h às 17h, munidos de cópias dos seguintes documentos: cartão SUS, comprovante de residência, CPF e Identidade.

A aposentada Maria Julieta de Souza, de 72 anos procurou o serviço para saber se tinha a doença e agradeceu o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde. “Sinto meu olho direito embaçado e procurei o mutirão para saber se tenho glaucoma e tratá-lo. É importante cuidar da nossa as saúde e fico feliz da secretaria ter essa iniciativa”, disse a moradora do bairro João Paulo II.

O evento também busca chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce no combate a doença. Os que participarem do mutirão vão receber atendimento médico além de consultas e exames oftalmológicos e, nos casos diagnosticados de glaucoma, os pacientes vão ter acesso ao colírio para auxiliar no tratamento.

De acordo com o diretor de Regulação, Controle e Avaliação, da Secretaria de Saúde, Orlando Freire, o glaucoma se não tiver tratamento adequado, pode levar à cegueira. “A prevenção é essencial para combater a doença. É importante que o paciente faça exames de rotina. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta no início, as chances de controle são maiores. Nossa expectativa é atender 900 pessoas durante o 5º mutirão de glaucoma em Juazeiro”, destacou.

A DOENÇA

O Glaucoma é a terceira causa de cegueira do Brasil e a detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença. Os pacientes que são consideradas com maior nível de risco são aqueles com mais de 30 anos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas de pressão intraocular elevada, miopia, usuários de corticoides ou que tenham casos da doença na família.

 Daniela Duarte/SESAU

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome