Sobradinho: Barragem chega a 6% da capacidade e Chesf reduz a vazão

0

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) vai reduzir a partir desta segunda-feira (21), a vazão de água da barragem de Sobradinho – BA. O anúncio oficial foi feito pela superintendência da companhia durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (16), em Petrolina.

A medida foi tomada devido a diminuição do nível do reservatório, que chegou a 6% da sua capacidade total. Segundo a Chesf, a redução foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ocorrerá de forma gradativa. Atualmente a vazão está em 800m3/s, nesta segunda-feira (21) será reduzida para 750m3/s e, dependendo do monitoramento, pode chegar a 700m3/s.

Desde o ano de 2013, a situação está crítica na bacia do Rio São Francisco. Por falta de chuvas  na bacia, vem ocorrendo redução na vazão. Em 2015, a barragem de Sobradinho chegou a 1% do volume útil. Atualmente a barragem encontra-se em um nível de 6%, mas esse nível está caindo, devido a vazão que é na faixa de 500 m3/s com uma saída de 800 m3/s.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome