Secretário de Meio Ambiente participa de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF)

0

membros-comite-cbhrsf

Na última sexta-feira, 18, o Secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, Agenor Souza, participou pela primeira vez como integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da reunião dos novos membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco (CCRSMSF) que aconteceu em Petrolina.

O encontro teve como objetivo discutir e elaborar o planejamento estratégico para os próximos quatro anos na gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e os novos membros foram empossados em Setembro. Os representantes atuam em defesa do Rio do São Francisco na busca de melhorias ambientais e soluções para a crise hídrica que assola o Submédio São Francisco.

O Secretário Agenor Souza expôs algumas ideias e objetivos para buscar cada dia mais benefícios e melhorias para o Velho Chico. “Estou muito satisfeito em participar do comitê, agora tendo voz e voto para decisões. Não tenho dúvida que iremos contribuir muito e fortalecer o trabalho que já desenvolvemos em Juazeiro, em especial com o descaso com o uso da água em nossa região”, explicou.

Uma das questões debatidas durante o encontro foi a atual situação do Lago de Sobradinho que apresenta uma vazão de 700m³/s e volume de apenas 6%, sendo exposta grande preocupação com a produtividade, onde inúmeras famílias sobrevivem do Rio assim como a navegabilidade do mesmo. Outro ponto também debatido foi a transposição do rio e, por fim foram discutidos encaminhamentos junto ao Ministério da Integração Nacional e à CODEVASF no sentido de encontrar uma solução imediata para o problema de esgotamento sanitário dos povoados Lagoa do Salitre, Capim de Raiz e Rodeadouro.

O que é o CBHRSF?

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas.

Outras informações sobre o comitê e as atividades desenvolvidas pelos membros podem ser obtidas acessando o seguinte endereço eletrônico:http://cbhsaofrancisco.org.br/o-cbhsf/

Ascom PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome