Juazeiro sedia capacitação para enfrentamento à violência contra as mulheres

0

img-20161124-wa0035

Caminho para uma vida sem violência, rede de atenção à mulher, o enfrentamento à violência doméstica, saúde da mulher e direitos sexuais e
reprodutivos foram temas discutidos na capacitação: ‘Enfrentamento à violência contra as mulheres e rede’ promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado da Bahia (SPM) com apoio do Governo Federal e parceria com  a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEDUC), Casa dos Conselhos de Juazeiro e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A capacitação teve como público alvo lideranças da sociedade civil da zona
rural e urbana, os profissionais, agentes e representantes dos movimentos sociais, de mulheres e da sociedade civil. O intuito é fortalecer e integrar a rede sendo uma etapa do Projeto ‘Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia’, com recorte no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM/Ba.

Isabela Lima Prado, assistente social da SPM/Ba, revelou que o curso em Juazeiro atendeu as expectativas da equipe uma vez que  foi voltado para a rede de atendimento e para as mulheres da zona rural por entender que “é um público mais invisibilizado dentro do processo de discriminação histórica que a mulher sofre. Costumo dizer que foi uma troca de experiência e esperamos ter passado um pouco desse norte de informações que precisam ser discutidas como a questão do machismo, do sexismo, a sociedade patriarcal, principais entraves na autonomia efetiva da mulher que perpassa pelas políticas públicas e que tem essa grande característica de reprodução de machismo além de nossa sociedade”.

Isabela destacou Juazeiro por ser município que nos últimos anos conseguiu implantar vários organismos de enfrentamento e combate a violência contra mulher: “O que faz a diferença são os técnicos e a gestão desses equipamentos porque não adianta equipamentos por equipamentos e leis por leis, mas a aplicabilidade e a eficácia de cada um. Esperamos ter contribuído nesse processo”.

Participaram da capacitação representantes das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento e Igualdade Social, Seduc, Ronda Maria da Penha, Ciam, Deam, Vara da Infãncia, Creas, Cras, Conselho Tutelar, Pastoral da Mulher, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Comerciários, Sinda e Conselhos Municipais da Mulher, do Idoso,  da Pessoa com Deficiência, Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, juventude, Promoção e Igualdade Racial, Casa dos Conselhos.

Ascom Casa dos Conselhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome