Fidel e o céu – Por Otoniel Gondim

Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos, Raúl Castro: Os barbudos da Sierra Maestra que detonaram a ditadura perversa e sanguinária  de Fulgêncio Batista , então sob a batuta e o guarda-chuva do capitalismo selvagem americano. Amou esse início, leitor saudoso? Certeza que dourou? Tomém. Saudadezinhas mil de vosmecê, amigo  das letras. Fidel Castro, o chefe-mor imponente da Revolução Cubana. Che Guevara, o  guerrilheiro romântico da Revolução Cubana. Os dois maiores ícones da maior revolução de resistência a que o planeta terráqueu  já assistiu. Cuba, uma pequenota ilha paradisíaca perdida no meio da Caribe. Mas, que servia aos americanos ricaços para lhes proporcionarem lazeres que iam da prostituição às jogatinas em hotéis e cassinos de luxo. Sem contar, logicamente que mais lógico, as intermináveis fazendas com imensas casas grandes em contraste com as funerárias senzalas ( Ai, ai, ai,ai, Helena…será que será que o sociólogo Gilberto Freire fez o seu livro Casa Grande e Senzala a partir disso ? Bem poderia ter sido.). Fidel, apesar de ter nascido em bom berço, nunca se conformou com a escravidão e o sofrimento imposto pelo governo tirano de Fulgêncio Batista ao seu povo.O  bom e caloroso povo cubano. Daí, insurgiu-se ante a toda essa inescrupulosidade sendo preso por diversas vezes e torturado. Correu ligeirinho para as matas da Sierra Maestra, recrutou camponeses revoltados ao extremo, ajuntou os barbudos e com eles e um exército de patriotas humildes tomou a ilha e a devolveu aos cubanos. Lindo isso, pois não? Prendeu, expulsou, nacionalizou empresas,confiscou fazendões e carrões, fazendo uma revolução  histórica, bonita , humanitária.

A perguntinha que lhe faço é essa, amável leitor: QUEM SE ENFEZOU COM TAMANHA PROEZA? QUEM? QUEM?   Advinhou aduvinhão: Os Estados Desunidos da América! E nessa raivota partiu para a ofensiva desfechando sucessivos ataques a Cuba.  Leitor cê sabia que a cada investida bélica querendo tomar Cuba dos seus entes nativos para devolvê-la ao imperialismo americano e aos milionários cubanos , eles se lascavam? Cê sabia? Sim, sei que sabia. És um grande leitor politizado. Mas, essa  que um passarinho verde me contou foi demais: Na última tentativa de abocanhamento, o namorador John Kennedy, então presidente americano, mandou centenas de milhares de fuzileiros navais e dezenas de navios  invadir Cuba pela Baía dos Porcos. O que aconteceu? Fidel e companhia afundaram os navios, jogaram os fuzileiros navais na lama juntos aos porcos e os ianques com o rabo entre as pernas voltaram para casa cabisbaixos,sem-vergonhas e envergonhados. Ô lasqueira, pô! Toma, Tio Sam! Toma , Tio Sam! Toma, Tio Sam! Gritavam os cubanos  sacudindo bandeiras com as cores da ilha adornadas com as figuras de Fidel ,  Che, Camilo, Raúl. E ainda, leitor,para enfezar mais ainda  os U.S.A. tomando Cuba Libre. Sei, amável leitor, que já tomou isso por aqui, tomém. Lá no La Barca, Primavera, Ki-Sabor. Acertei na mosca? Brigadinho.Bem , desonrados perante os insucessos de roubarem e sabotarem a ilha por meios militares, a terra inóspita agora  meliante Trumpista determinou-se demoniacamente e bradou “ Se não os derrotamos militarmente, vamos matá-los de fome, sede, doenças!”. Eis que surgiu o desumano EMBARGO ECONÔMICO À ILHA DE FIDEL CASTRO.

Todas as nações ( Brasil apequenado no meiozinho, pra variar. Isso antes de Lula, vale ressaltar.) aliadas e dependentes até o pescoço do imperialismo americano, não podiam nem pensar em sonhar  importar produtos cubanos e nem exportar para a ilha caribenha nadicas de nada.  Nem palito de fósforo ou papel higiênico, imagine alimentos, remédios, vestimentas, produtos culturais, tecnologias diversas, tal e etc. Vai que a linda ilha ilhou-se de vez. Agora errei, ilhou-se uma ova! Pois, tinha o Comandante verde oliva de voz solene e determinação inequívoca em prol dos seus compatriotas e da sua amada pátria.Sem saída, Fidel Castro buscou e achou o colo da União Soviética. Assim nasceu o casamento Cuba-URSS. Uma baita labuta.

Leitor, leitor…segura a moral dessa história verídica que foi contada  por Euzinho Gondim :  A Revolução Cubana nunca foi ou teve  a pretensão de ser uma ditadura comunista cruel e que come criancinhas. Isso é coisa má  de livros didáticos ordinários e do reacionarismo-direitista-golpista. A Revolução Cubana tem ideologia doutrinária socialista  que traz no seu bojo a igualdade de classes : Financeira, cultural,trabalhista, educacional, social. É ruim? Ah, se tivéssemos isso por aqui.  Mas, o que temos  no Brasil é um governo espúrio golpista e um Congresso Nacional pernóstico e safado. Voltemos a Cuba de Fidel que vale mais a pena.Deixo o Brasil  para o próximo artigo, onde virei como deve ser.Determinantemente, o que é válido e o mundo está cada vez mais ciente desses avanços, é que aos bugalhos e alhos, Fidel perpetuou-se no poder por trazer ao seu povo o senso de soberania popular . Nisso o fez barbaramente muitíssimo bem por que transformou a llha. Mesmo com todos os problemas ainda a se resolverem, Cuba é exemplo de educação por não ter analfabetismo e por mão precisar para educar ter a necessidade de escolas particulares.Lá , senhor leitor , o filho de uma autoridade estuda lado a lado com o filho de um pedreiro. E satisfeitos, viu? Tem palmas. Cuba é exemplo de saúde  por lá existirem e formarem os melhores médicos do mundo  e a medicina espetacular preventiva. Alie-se a isso, a indústria de medicamentos e vacinas que o planeta todo copia e compra. Cuba é exemplo por ter intelectuais finos, grandes músicos, literatos  e cineastas ícones. Cuba , entrementes inúmeros erros normais, É UM EXEMPLO. Fidel Castro e a Revolução Cubana É UM EXEMPLO.  Ora bolas! Se não o fosse, como se explica  que de dez seres humanos nove   sonham em visitar e fazer turismo  em Cuba ? Euzinho Gondim aqui, por exemplo, me incluo nesse time. Com muito orgulho and satisfaction. Rárárá.

Bom, a despeito afirmo que a morte do dileto amigo Castro ( Não bota fé, leitor? Claro que era.Meu e de Lula, invejoso.) fecha um ciclo em que a resistência de um povo foi heróica, retumbante, idólatra, fenomenal e eterna. Agora, o mito se foi e Cuba segue um caminho que já se arvorava na busca de retomar relações cordiais e fraternas com países antes tido como impossíveis de aproximação benéfica. No mundo contemporâneo e futuro já não cabe mais desavenças entre nações e ojeriza entre os seus povos. Assim, Fidel, o pai dos cubanos, sonhava.  Ele deixa de presente o seu sonho  para tornar-se uma real realidade. HASTA LA VITÓRIA, SIEMPRE!!!

Descanse em paz, Comandante . No céu.

Otoniel Gondim — Professor, Escritor e Compositor.

40 Comentários

  1. CA…QUE LINDO! SÓ PODIA VIR DE GONDIM!

  2. BOM DEMAIS. COXINHAS, EIS O MESSTRE!

  3. OTONIEL GONDIM…LINDO TEXTO. SE ESCONDA, VIU?

  4. maldito artigo. satanás.

  5. Esse é o cara. Fidel e Lula. E Otoniel.

  6. SIBELLE…ONDE ENCONTROU GONDIM ESSE? DE SALVADOR…LHE LOUVO .LINDO ARTIGO!

  7. Paulo Siqueira Campos

    massa.dez.viva fidel!

  8. Fernanda Lins Almeida

    PEDIDOS ATENDIDOS E UM ARIGO CHEISSIMO . TE AMO GONDIM!

  9. É CHEGANDO E LENDO E …SEM PALAVRAS.FIDEL EM PAZ.

  10. OTONIEL GONDIM E A GENIALIDADE NOSSA. ADOREI. SEGURA MESMO O TRAMPO DO CÉU DE FIDEL? ROSIEL É BABACA!

  11. Pedro Queiroz, Dormentes

    Sibellle…aceitou isso?

  12. OLHA QUE JÁ COISA DE OTONIEL GONDIM.FIDEL COM O CÉU? OTONIEL É SATANÁS!

  13. Paulo Deon, ao professor Otoniel Gondim

    Quero cara a cara com esse cronista. Fidel Castro lascou Cuba e estive lá. Ele esteve?

  14. Vera Velloso. OTONIEL ATEU!

    Falaram-me e corri para lr. Safaeza contra Deus. Só isso.

  15. Lindo artigo. Fidel mostrou como se pode lutar e vencer contra os poderroso. dez.

  16. BARBARIZOU. ESSE É O POLÊMICO. GENIO COMO NINGUÉM!

  17. Otoniel é lindo sempre no que escreve e faz análises. Por que isso? Me diz Sibellle …qiue é amiga dele.

  18. MERDA …MAS.FIDEL FOI ISSO. VIVA!

  19. ASSASSINO . FIDEL ASSASSINO.

  20. Yulinho. PARABÉNS DUPLO.

    MESTRE GONDIM, VOTAREI EM VOCÊ. VIVA CHE E GONDIM O NOSSO CHE!!!

  21. DEUS TAMBÉM É FIDEL E LULA!AMÉM.

  22. FILOSOFIA. OTONIEL SE SUPERA. GÊNIO. DISSE A HISTÓRIA COMO PODE SER CONCEBIDA. POR QUE O CRITICAM? TE AMO, OTONIEL. E SAIA DO CONTEXTO DOS GONDIM.

  23. RAIZ DAS INCONSEQUÊNCIAS.

  24. PROF. REPRESENTA-ME. MUITA CORAGEM. TE AMO.

  25. COMO SE ESCREVE TÃO FORMULOSO? DE DAR ÁGUA NA BOCA.AINDA BEM QUE DE BEIJEI NAS ANTROLAS.

  26. O. PARABÉNS, MESTRE!

    ESTAVA AGUARDANDO O ARTIGO DE OTONIEL. COMO ALUNO DELE DO DOM BOSCO, SABERIA QUE VIRIA ALGO ASSIM. OTONIEL, SIBELE, É IRREVERENTE. PORÉM, UMA IRREVEREÑCIA SAUDÁVEL, GENIAL. SUBLIME ARTIGO E VOCÊ, SIBELE, DE PARABÉNS .

  27. Hortência Goes.MESTRE MESMO!

    FALAR O QUE DE GONDIM…COMO DIZ O PROF. EDI SANTANA! GÊNIO.

  28. ARREBENTO DE COMENTÁRIOS, POIS, O TEXTO É MAGNÍFICO, SIBELLE. APLAUSOS MIL.VOTO EM GONDIM PARA ESTADUAL! E FIM DEPAPO!

  29. Nida Oliveira. AMO ESSE CARA!

    AGUARDO OM PRÓXIMO E SEI QUE FARÁ UMA GRANDE ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O PAÍS. ERREI, OTONIEL E SIBELLE? NO AGUARDO.

  30. DEZ.MIL. TOMA TIO SAM..ADOFEI ESSA!

  31. As pessoas podem serem presas com tamanhas asneiras e ofensas, Sérgio Moro? Prisão para o autor.

  32. arrasou. bombou. genial.avante isaac!

  33. OUTRA VEZ E LINDO DE VOLTA. BELÍSIMO ARTIGO!

  34. Suzanete do Santo Antônio.

    Sibelinha, meu amor, me dar o fone desse fora-de-série. Ma dá? Nunca li nada igual.Vou acoberta-lho de beijos.

  35. DE OLHO EM PAULO BONFIM…DE OLHO. OTONIEL SECRETÁRIO DE CULTURA…DE OLHO!

  36. Que beleza de texto! Parabéns!

  37. Débora Aline Campos

    cAI FORA…PRA CUBINHA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*