“TODOS DE QUATRO???” – Por Otoniel Gondim

Ao Professor Edi Santana.

Difícil, amigo leal das letras. Dificultosamente dificílimo aguentar o “ Guenta qué de pimenta!” que está-se arrolando na nossa ainda tupiniquim terrinha, em que se plantando tudo dá. Inclusive o descaso, o marasmo cruel e a covardia política, midiática- global , judiciária. Quem dera e pudera em vez de sempre tupiniquim, essa terrinha ser o paraíso Eldorado sonhado por Gláuber Rocha no Cinema Novo ou ser o simples e orgulhoso País Tropical dos tropicalistas Hélio Oiticica, Caetano Veloso, Gilberto Gil e os Rogérios Duarte e Duprat. E inté a baianidade dos Novos Baianos enquadradas num quadro de Ruy Carvalho e Euzinho Gondim batendo palmas em plena praça na Quinta-Feira do Chá das Cinco de Naldinho. Saudades de Cibernética Humana!!! Mas,porém, no entanto, entretanto, não. Somos , hoje, o país das bancarrotas leiloeiras, das fezes, dos esgotos protagonizados pelas três desintituições ordinárias e pueris que nos desmandam.Quer saber, olha elas aqui cagadas e cuspidas, leitor abismado:
• PODER EXECUTIVO: Temer traidor lesa-pátria, Ministros salafrários e larápios!
• PODER LEGISLATIVO: Câmara Federal com os seus 521 picaretas e um presidente mais picareta que todos juntos!
• PODER JUDICIÁRIO : STF e os Superministros acovardados.Juízes Federais, Moro na primeira fila,naMOROando explicitamente com os caciques golpistas do PMDB e PSDB!
Tá bom pra você, Leitor? Tá bombombom?
Ora, ora, moléstia à parte, o povo tem que revoltar-se com essa parafernália imposta goela abaixo pelos oligárquas conservadores e reacionários. Quilaro que tem! Por que não, se até as vogais se rebelaram com as consoantes que as escravizam nas palavras?
Nas alusões realistas do prof. Edi Santana :
“ O A cansado de ser explorado pelas consoantes, resolveu se rebelar e incentivar umas greves na casa das vogais. E gritava em cima da mesa da cozinha o A : Somos explorados pelas as consoantes! Sempre estamos intercaladas entre elas dando sentido ás palavras e à vida.’ Grande Edi, um pensador liberto.
Muitas consoantes e poucas vogais. Mas, o que seria das consoantes sem as vogais? Bela moral da história. Amei. Dourou tomém ,Leitor?
Pois, amém. O Brasil sofre , dia após dia ,calamidade que nem tem mais graça de tantas e tantas arruaças , senhorios dos três “Podres Poderes” ( Caetano, grande chegado, me emprestou essa fala. Rsrsrsr.). Nunca vão cansar de arbitrariedades contra o povo brasileiro? Não, nunquinha, Zés Ninguéns?

PRIMEIRAMENTE, nos empurram a PEC do fim do mundo com o nome de controle dos gastos públicos, enquanto aumentam exorbitantemente os salários dos militares e do judiciário.E o Senhor Temeridade arregaça os bolsos do erário pátrio em jantares,bebedeiras ( Será que tinha sobremesa das famosas prostitutas de luxo brasilienses que os políticos sustentam e se divertem a largos custos públicos? Nessa altura do campeonato, duvido não.) para dePUTAdos e seNHAdores em troca de favores esdrúxulos., caminharem juntos nas votações madrugada a dentro.

SEGUNDAMENTE, nos empurram a Reforma da Previdência .Reforma informando que necas de pitibiriba de trabalhar o bastante para se aposentar.O bastante não é, segundo ela, o bastante.Tem é de suar e se quiser, Zé Mané Povo, que morra antes. Sem problema, a merreca vai de SEDEX pro céu ou inferno onde você, trabalhador, estiver.A regra é clara e solamente não se aplica as militares e políticos.Ou seja, amiguinho: Foi ser professor, enfermeiro, gari, blogueiro, jornalista,músico,tal e etc, por que quis. Feliz infeliz.
Vortemos de vorta ao Professor Edi e as vogais. Xuxu beleza?

“ O disse: É mesmo. O i só entendeu a situação do problema quando o pingo que fica flutuando em sua cabeça caiu. E é infezado com a presença americana do Y, que tomou seu lugar nas palavras tecnológicas. O U que sempre está com as pernas abetas e mente nas alturas nunca que gostou de , sempre elas, uma consoante lhe antecedeu na palavra ..u. Isso foi o ó! Demais, em uníssono na casa das vogais : QUEM DECIDE É O A! “
TERCEIRAMENTE , nos empurram o Abuso de Poder.Beleza de Creuza, por que existe uma lei para uns que nem de longe se sonha em aplicar a outros. Understwood, Leitor? Está e ficou mais claro ainda depois da humilhação imposta aos superministros ( Até aqui eram super.Agora, mini! ) do STF, exceção de três, pelo coronel réu Renan Calheiros , presidente eterno do Senado Federal.Renan dos 12 inquéritos policiais no rabo, deixou os superministros de quatro.E eles,pelos risinhos cínicos, parecem ter gostado da posição submissa. VERGONHA NACIONAL!!!

QUARTAMENTE,nos empurram o Pacote Anti-Corrupção que não passa pela peneira do Legislativo.Para não se lascarem na malha fina da lei, os deputados e senadores desconfiguraram até onde foi possível o pacote feito pelo Ministério Público Federal .Disseram mais ou menos assim aos Promotores , Juízes e Procuradores da República : A lei somente deve ser aplicada com rigor a quem roubar galinha, fumar unzinho, viu famigerados do judiciário? E ficou o dito pelo maldito.

QUINTAMENTE, aí sim vale a pena, Ferreira Gullar:

“ O preço do feijão
Não cabe no poema. O preço
Do arroz
Não cabe no poema.
Não cabem no poema o preço do gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão
…………………..
Por que o poema, senhores
está fechado :
“ não há vagas “.
VIVA GULLAR…

*VIVA A ARTE DE LÊDO IVO , BEGÃO, PARLIM, COELHÃO E RUY CARVALHO!
*VIVA O POEMA DE RAIMUNDO RÊGO E LUIZ GALVÃO!
*VIVA A PROSA DE EDILSON MONTEIRO E ESMELINDA PERGENTINO!
*VIVA O TEATRO DE DADAU, HERTZ E ÉLDER FERRARI!
* VIVA OS ARTISTAS! DENTRE OUTROS …

Adoro você , Leitor, por saber e entender que o país está pegando fogo por que querem queimar nessa inquisição branca alguém que o Brasil antes tão esmolado conhece muito bem. Por ter , depois dele , soerguido e moralizado a mostrar a sua nova cara ao mundo. O Brasil pós-Ele.

 

A palavra não é tão apenas LULA. Não se deve dizer para não ferir o humanismo brasileiro, somente LULA. É assim que se escreve em letras garrafais: LULINHA , PAZ E AMOR!
Com todos os erros, no principal as alianças malditas, que Ele e o seu partido fez tendo em vista uma boa governabilidade, o Senhor Lula avistou e como avistou bem a nação, as suas mazelas, carências, desigualdades, exdruxibilidades, o Nordeste, Juazeiro-BA e o pobre. Peitar ricos , soberanos, f.d.p.,não é para todos. A burguesia quer as suas domésticas nos Shoppings e comprando roupas de grifes ,logo nos lugares antes predestinados a ela? O riquinho filho quer e aceita um pobre tendo moto, cartão de crédito e camisa Calvin Kleiner? É ruim…
Lula desmistificou e colocou a classe média escrota e a rica vaidosa nos eixos. Resgatou ao pobre a auto estima, o sabor do bem viver e o acreditar no futuro profissional efamiliar. Os fatos estão a olhos vistos e nas vistas dos olhos de quem quiser bem enxergar.

Leu direito, Leitor, o PRIMEIRAMENTE, SEGUNDAMENTE, TERCEIRAMENTE E QUARTAMENTE ACIMA? …Otonce, amigo , vamos confabular nos finalmentes :
O inferno e os seus cães do Executivo, Legislativo e Judiciário estão definitivamente, inexoravelmente, intermitantemente,desmoralizados, desonrados, perante a nação, o seu povo e a opinião pública.
Alguém, em sã consciência, duvida disso? Hein, hein?
Sinto preconizar isso, estimável amigo das letras: Mas, o pior deverá ainda está por vir. Todos sabem que o diabo nunca dorme e nem sossega. A não ser que o dizimemos .Cruz de madeira, estaca no peito, praga, macumba, reza forte? NÃO, NÃO E NÃO. MIL VEZES NÃO!!!
Tem que ser pela união do povo, dos cidadãos politizados e corajosos. Por manifestos apelativos e atitudes (Imagine quais…) que meta verdadeiramente um medo de verdade nos meliantes e usurpadores da pátria. Caso calemos, o Brasil bonito, hospitaleiro, cordial e de futuro sucumbirá até as tripas nos buracos sodômicos cavados, criados e ungidos por demônios sociais como Temer,Renan, Maia, STF, Moro, entre outros idem.
Você quer isso , meu caro? Verdade verdadinha? Sabia que diria não. És um cidadão cívico. Daí, a minha dileta admiração por vosmecê.

• Leitor. Leitor : Como foi a gestão Isaac Carvalho e o que esperar do governo futuro de Paulo Bonfim em Juazeiro-BA … Permite-me analisar de forma realista , imparcial, nua e crua,no próximo artigo? Obrigado.

“ Ai, ai, ai, ai, Helena
STF, Morosidade, Temeridade, Renhã
Fazem um Brasil de dá pena
FORA ELES! E virá um alegre amanhã
Ai, ai, ai, ai, Helena
Pra te levar tenho medo, Helena
Pra te deixar, tenho pena “.

Otoniel Gondim — Professor, Escritor e Compositor.

22 Comentários

  1. precisamos e muito de união. como se pode tantas e tantas arruaças com o povo simples e trabalhador nosso. Otoniel? admirável análise. és o menestrel e porta voz dos humildes, Gondim. te amo!

  2. DEZ. SOBERBO ARTIGO. NINGUÉM DESMONTA ESSAS SAFADEZAS DO CONSERVADORISMO IGUAL A GONDIM. SIBELLE, LINDA POSTAGEM.À FRENTE DOS OUTRO.

  3. O livro de contos, Alves Gondim, sai quando e onde? Ruy na ita?

  4. FORMIDÁVEL, SÃO DESSE TIPO DE CRÔNICA DE QUE O POVO E TODOS NÓS PRECISAMOS. .

  5. DISPARATO ENTRE O QUE SE VÊ E ESSE CARA ESCREVE. COMUNISTA DE ARAQUE O PAÍS ESTÁ CHEIO DESSES…

  6. Uma análise parcial e antiquada. O comunismo acabou, Gondim! Se toque.

  7. LINDO. SOBERBO. EDI, MERECE.

  8. sim. o diabo não sossega mesmo. adorei o a crônica.

  9. grande amigo, gondim, quando fizer o artigo sobre isaa não trema. juazeiro espera a verdade e não mentioras, legal???

  10. ARTIGO DE PRIMEIRA LINHA. TOP MESMO.

  11. Como não se dobrar a um texto tão esplêndido, Sibelle? DEZ.

  12. Barbara Gomes de Oliveira

    VIM LIGEIRO LER O TÃO PROPALADO ARTIGO NO BLOG QUE ADMIRO. POIS, ME DECEPCIONEI. SÓ FALA BEM DE LULA! LULA, O CHEFÃO?

  13. bELO RECONHECIMENTO AO POETA E PROFESSOR EDI SANTANA.

  14. pROFESSOR , DE ONDE VEM TANTA CABEÇA E INSPIRAÇÃO? SÓ PODE SER DO SENHOR!

  15. Matou a pau. Que venha tinindo , também, o artigo a respeito do governo Isaac e Paulo Bomfim!

  16. Tulio Almeida, UNIVASF

    Adoro esse mestre das indagas e polêmicas. Lindo e senhor texto. ‘A REVOLTA DAS VOGAIS” é massa. Consigo como, Sibelle, na íntegra/ Viva Edi Santana!

  17. Eduardo Lages. GRANDE EDI!

    li e reli . Apaixonante. Muito perfeição. Edi, chorou?

  18. Otavio Tanuri. O mestre das palavras.

    Bela homenagem. Merecida. Sibelle, peça ao Gondim para não se demorar tanto com o artigo, esse fecha o ano!, sobre o governo Isaac Carvalho e paulo Bomfim!

  19. JOGOU DURA, MISTER.

  20. PECs, REFORMAS, CORRUPÇÃO, ABUSS DE TUDO. LULA 2018!!!

  21. massa. demais da conta. viva gondim e voto nele!!!

  22. sempre aprntando com a miséria alheia em contos e artigos vulneráveis. pessimo gosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*