Agnaldo Meira discute o fornecimento de água da Adutora Caraíba com o Ministro de Minas e Energia Fernando Bezerra Filho

0

O vereador Agnaldo Meira (PC do B), se reuniu em Brasília, na última segunda-feira (12), com Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, para tratar das dificuldades enfrentadas pela população e produtores das cidades do norte do estado, que dependem do fornecimento de água da adutora da Mineração Caraíba.

A reunião também contou com a presença do Deputado Estadual Zó (PC do B), do presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF), Zilton Alves e do presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Irrigada de Pilar/Jaguarari, José Guimarães. Meira também representou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro. Todos integram o Movimento SOS Adutora Caraíba.

Durante a conversa com o ministro, foi apresentado o panorama das cidades que dependem do fornecimento de água da Adutora e a importância do abastecimento para a economia local e consumo humano.  O principal ponto tratado na reunião foi o aumento da tarifa da água, cobrado pela Mineração Caraíba, valor considerado alto para os produtores do norte baiano.

O fornecimento de água da Mineradora Caraíba beneficia cerca de 100 mil pessoas, entre elas, 1000 são famílias que vivem da irrigação de frutas, hortaliças e da caprinovinocultura. De todo potencial hídrico da adutora, 30% é destinada a mineração, 50% para a agricultura familiar e 20% abastece parte dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Jaguarari e Uauá.

Segundo Meira, a redução da tarifa ajudará na valorização da agricultura familiar e dos distritos de Juazeiro. “A nossa perspectiva é que seja viabilizada a redução da tarifa da água, o mais rápido possível, para que possa aumentar a utilização de um maior percentual dessa capacidade, beneficiando a agricultura e contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e a geração de empregos em toda região”, afirmou o parlamentar.

O ministro Fernando Bezerra Filho, que conhece bem o Vale do São Francisco, entendeu importância da água fornecida pela adutora para a região e se comprometeu em discutir com os responsáveis pela mineradora, a melhor saída para a resolutividade do problema.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome