Educação de Juazeiro é uma das melhores da Bahia após oito anos do Governo Isaac Carvalho

0

Depois de oito anos à frente da Prefeitura de Juazeiro o prefeito Isaac Carvalho priorizou a Educação e conseguiu colocar o município em destaque na Bahia com inúmeros avanços que proporcionaram a 35 mil crianças e adolescentes um ensino de qualidade. Professores qualificados e valorizados, construção de novas creches e escolas, além de reforma, ampliação, instalação e climatização de quase 100 unidades da Rede Municipal foram algumas das inúmeras melhorias.

Estas conquistas alcançadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Esportes – Seduc, garantiram a Isaac o título de Prefeito Amigo da Criança, da Abrinq, como também ao município o Selo Unicef Município Aprovado.

Educação Infantil

A Educação Infantil em Juazeiro vive um marco histórico. A atual gestão construiu 20 novas creches, na sede e no interior, além de reformar e climatizar as oito unidades já existentes. Com capacidade de 120 e 240 crianças, de 0 a 5 anos, a Rede Municipal mais que triplicou o número de vaga, passando de 2.6 mil para quase 10 mil.

96 unidades escolares reformadas e climatizadas

De 2008 a 2016 foram construídas ou reformadas, ampliadas e climatizadas 96 escolas municipais na sede e no interior, totalizando quase 100% dos prédios escolares. Com esta iniciativa o Governo proporcionou aos alunos, professores e funcionários uma estrutura com mais conforto.

  

Programa Educação Nota 10

Com o Projeto ‘Juazeiro Educação Nota 10’, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para reduzir ainda mais os índices de evasão escolar na Rede Municipal, a Prefeitura conseguiu reduzir de 6,2% para 1,6% as taxas de abandono – uma das menores do Nordeste.

Escola de Tempo Integral Rural

A 1ª Escola de Tempo Integral Rural foi inaugurada em 2016, no Distrito de Itamotinga. Essa iniciativa inovadora para a Educação de Juazeiro inclui um projeto pedagógico pelo princípio da contextualização do ensino, com a observância da convivência com o semiárido como premissa básica.

Escola de Tempo Integral na Sede

A primeira Escola de Tempo Integral de Juazeiro, localizada no bairro São Geraldo, foi implantada há quatro anos e tem obtido bons resultados. De acordo com a gestora da Escola, Ileane Imoto, a unidade piloto representou a realização de um sonho de muitos que trabalham com a educação. “Temos muitos avanços e também desafios, mas a certeza que já marcamos a história de Juazeiro”, afirmou.

Valorização do professor

Os professores da Rede Municipal de Juazeiro receberam 153% de reajuste salarial, na gestão do prefeito Isaac, além de auxílio à formação e um Plano de Carreira e Remuneração/PCCR para o magistério e demais trabalhadores da educação.

O secretário da Seduc, Clériston Andrade, explicou que conceder o reajuste salarial acima do piso é uma decisão política de valorizar o professor, porque a prioridade do Prefeito Isaac é a Educação. “Quando nós chegamos, em 2009, encontramos uma categoria marcada pela desvalorização e perseguições. Diante das reivindicações da classe, o prefeito decidiu fazer com que o piso fosse pago no salário base”.

Clériston lembrou que foi Juazeiro foi além, começou a pagar acima do piso. “Os professores reconhecem essa valorização implementada pela gestão e também estão bastante conscientes de sua responsabilidade, enquanto educadores, de que o município já conseguiu produzir melhores indicadores de aprendizagem, melhores resultados no IDEB e a diminuição na evasão escolar”, pontuou.

Escola de Formação de Professores – EFEJ

Em 2011, o prefeito Isaac inaugurou a Escola de Formação de Professores de Juazeiro – EFEJ, no bairro São Geraldo. A escola possui uma excelente estrutura física, acessibilidade, sala de convivência, três salas de aulas climatizadas, projetores interativos, biblioteca, laboratórios de informática com equipamentos de última geração, cantina, além de outros espaços.

Construção de 23 Quadras Cobertas Poliesportiva

Em 2009 Juazeiro tinha apenas duas quadras cobertas poliesportivas, a do Caic e Ginásio de Esportes Aloísio Viana. O prefeito Isaac foi buscar recursos e conseguiu construir 23 quadras cobertas, na sede e no interior do município, incentivando a prática de esportes.

Ascom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome