Presidência do Legislativo em Juazeiro(BA) Eleição, aclamação ou Negociação?

2

Marcada para o dia primeiro do ano de 2017, a “eleição” para escolha do próximo presidente da Câmara Municipal de Juazeiro já está definida. Alex Tanuri será aclamado como chefe maior da Casa do povo. Um jogo de vale tudo ou vale nada que já se convencionou todas as vezes que se troca a mesa diretora.

Os conchavos e negociatas são feitos bem distantes dos olhos dos munícipes. Não se sabe qual foi a moeda de troca, nem as cartas que rolaram na mesa, nem os “compromissos” firmados. Qual o mérito, a proposta de trabalho a capacidade do Presidente? Nada disso se pergunta e nem vem ao caso.

Enquanto as pessoas estavam envolvidas com as compras de natal e confraternizações, a conversa foi fechada. Prego batido, ponta virada: Alex Tanuri será o presidente. Sabe-se lá como, por unanimidade. Os vereadores da oposição estão com ele. Os da situação também estão com ele. Quais as vantagens oferecidas e obtidas para tamanho consenso? Não devem ter sido poucas. O que é certo mesmo é que o novo presidente foi esperto, hábil na hora de “negociar”. Mais esperto e hábil do que o prefeito eleito e seu tutor, o comandante do grupo, Isaac Carvalho.

E, como já se sabe, é muito importante para a administração pública ter a maioria dos vereadores na base aliada. Esta base agiliza as tramitações de projetos e permite a governabilidade do Município. Quando não se consegue este feito o prefeito poderá ter a sua governabilidade um pouco mais complicada, porque a oposição poderá dentro dos prazos regimentais, travar por dias as pautas e projetos que são de suma importância para a administração.

Alex Tanuri tem todos. E o novo prefeito tem Alex Tanuri? Eis a questão. Como será a relação entre os poderes? A resposta é sempre fácil e pronta: Harmônica e independente.

Vamos ver.

Às vésperas de uma eleição para Presidência da Câmara de Vereadores, os cidadãos e cidadãs deveriam se envolver mais. Acompanhar mais. Questionar mais. Qual o impacto de  uma eleição para a mesa diretora do legislativo na vida do município?

Os vereadores são eleitos e muito bem pagos para trabalhar para os cidadãos. Importa muito como foi feita a escolha do “eleito” presidente.  Mas a verdade é que a população fica à mercê dos conchavos políticos feitos neste processo. E o que prevalece mesmo são os interesses políticos e, muitas vezes até pessoais. Só para lembrar, a Câmara e seus vereadores cabem fiscalizar a atuação do prefeito, os gastos da prefeitura, a aprovação dos projetos que interferem diretamente na vida da população.

Em juazeiro fala-se em “entendimento” entre a maioria dos vereadores da base governista na Câmara de Vereadores pelo nome de Alex Tanuri. Fala-se em “consenso”, com o apoio dos vereadores Tiano Félix e Jean Gomes, Anderson da Iluminação. A base, composta de 14 vereadores eleitos nas coligações que deram apoio a Paulo Bonfim, fecharam no nome de Tanuri. Até os que pleiteavam a presidência estão com ele. Os sete vereadores, eleitos por coligações e partidos opositores à candidatura do Prefeito eleito Paulo Bonfim também fecharam no nome de Tanuri.

Estranho. Muito estranho. Então, será por unanimidade. Ok, já venceu
o Tanuri! E quem ganha com esta unanimidade? U-n-a-n-i-m-i-d-a-d-e, me
faz lembrar de Nietzsche e de Nelson Rodrigues. O primeiro falou que “o
homem de rebanho só sobreviveria na unanimidade”. O segundo foi além e
cunhou a célebre frase “toda unanimidade é burra”. E o pensamento dos dois conclui: a unanimidade burra define o homem de rebanho como um ser incapaz de agir livremente.

 

Da redação: Sibelle Fonseca

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, Sibelle, pelo excelente texto. Pura verdade. Aproveito para pedir a presença do professor Otoniel Gondim. Lembrando que ele prometeu um artigo sobre os oito anos de governo Isaac Carvalho e o que se esperar de Paulo Bomfim. Lembre a Gondim, Sibelle.

  2. Só quero pedir aos nobres vereadores que olhem para a situação do transporte público da nossa cidade que tem deixado a desejar em todos os sentidos. Como pode imã cidade deste porte ser comandada por uma única empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome