“Isaac, Paulo Bomfim e Juazeiro”-Por Otoniel Gomdim

30

“ARVORA-SE 2017!  E todos retomam, afinal  até que enfim, esperanças sucumbidas e perdidas.  Ei, 2016… há mais tempo ! Um ano cruel, enfadonho, erva daninha,de pouquíssimas bondades e recordista em maledecências de todos os naipes. Um ano que pareceu mais um século e, como disse em versos o mestre Caetano “ …Tudo demorando em ser tão ruim “.

Desapega, disgrama!

Olá ,Leitor, beleza de Creuza? Saudades, tomém. Entrementes, pesares dos apesar,” Tudo vale a pena , se a alma não é pequena “. Na medida, brother Fernando Pessoa Na medida. É mais que por isso, leitor esperançoso de dias melhores, que se tira a lição, veste-se de novo e rumo da venta corre-se com fé pro Ano Novo.

Feliz Ano Novo, devorador das letras !

Dado o pontapé inicial, destinemo-nos aos pertinentes e impertinentes assuntos  que vim a você e ao Blog.

Juazeiro, politicamente,entrou legal e com pé direito em 2017, amigo leitor? Dá para confiar mesmo ou desconfiar confiando?

…ARRE,  DOEU NA CANELA,  O QUE OS SABIDINHOS VEREADORES FIZERAM :

Numa crise profunda , funda de poço e de lascar o cano e a tampa do tarrachil, eles se deram ao luxo hipócrita de, surdinamente em prol dos seus próprios já recheados bolsos, se darem e ao Executivo aumento salarial  exorbitante. Um crime lesa-município! Uma afronta aos trabalhadores! Um último e primeiro ato safado e vergonhoso! Roubalheira, pois, que em quase todo o país os salários foram congelados e, em muitos municípios, reduzidos. O povo juazeirense à míngua sob o escaldante sol do desemprego, da desinclusão, da  injustiça social…e os benditos que vão à Câmara quando bem entendem, numa boa, sorrindo e gozando  da cara do  povo.VOLTA ATRÁS DESSA SAFADA DECISÃO! AINDA DÁ TEMPO, VEREADORES!!!

É ruim…pelo que se conhece da maioria deles, é ruim….

 

Legislam de si para si e , como vovó já me dizia “ Vosso reino nada”. Sorte que uns poucos, o povo e Euzinho Gondim aqui sabemos quem , se salvam. Aplausos a esses poucos!

Bombombom. Isaac Carvalho após oito anos de gestão, eis que desocupa o Paço Municipal.Disse o Paço Municipal, não o Trono e a Coroa.

Pelo excelente trabalho focado nas grandes benfeitorias em  praticamente todas as áreas, Isaac tornou-se o líder político que Juazeiro ansiava, preconizava, esperava. E não decepcionou, Muito pelo contrário, superou todas as expectativas e fez oito anos de um belo governo voltado, primordialmente para o povo e  os bairros periféricos.As críticas acontecem e sempre virão em nome da democracia Muita coisa pegou mal, mentirosa ou não, nesses oito anos.Por exemplo, essa onda de trazer durante o seu governo uma legião de funcionários das suas empresas e negócios particulares ,agregar familiares, cooptar a determinados custos de trocas de favores políticos outrora oposicionistas ferrenhos, desaprovações  sucessivas nas prestações de contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, avalanche de inquéritos a responder ou respondidos, o barulho dos 120 milhões, grana do IPJ, entre outros, que a oposição de plantão e oportunista eleitoreira  ( Somente dão as caras em vésperas de eleições.Porcaria oposicionista, diga-se de verdade e a bem dela.)  quis ofendê-lo, delatá-lo, processá-lo, e  que, inté gorinha, não vingou. Virou simples fofoca de viúva. Se é verdade, em parte ou não, cabe a outras instâncias a verificação. Ocorre, é que o prefeito vaqueiro, atropelou a todos  nas urnas em todas as eleições, como um trator de roça do Mandacaru. E olha que o ex-prefeito Isaac Carvalho surgiu na política meio por acaso, meio de paraquedas. Quer sentir um resumo da história, leitor curioso ? Vamo qui vamo.

Buscado em sua empresa por, à época, políticos e empregados louquinhos para pôr fim e barrar o rodízio de poder entre Joseph Bandeira e Misael Aguilar, Isaac topou. Ainda que temeroso e timidamente. Aí é quem são elas. Ledo engano , e bota ledo nisso, de quem apostava no novato ser uma marionete, massa de manobra, pau mandado indefinidamente.Resultado: Em pouco tempo foi aprendendo aqui, aprendendo acolá, assimassado, tomando pé das coisas, tomando gosto ( Disse, há pouco tempo, que nem tão cedo sairá da política. Para azar da concorrência.), mostrou-se determinado a determinar os próprios atalhos e caminhos, amadureceu politicamente, montou uma equipe de peso ( Fernando Veloso, Plínio Amorim, Paulo Bomfim, Maéve Melo,Donizete Menezes, Clériston Andrade, entre outros, costurou uma bancada forte e de maioria na Câmara de Vereadores, e tapou a boca dos desafetos e dos incrédulos.

Foi, foi, foi indo e indo foi tornando-se, merecidamente, o que é hoje: O MAIOR LÍDER E NOME DA POLÍTICA , NÃO SOMENTE DE JUAZEIRO, MAS DO NORTE DA BAHIA!!!

Assim, tem o direito de sonhar e realizar esse sonho de ser Deputado Federal. Saltitando ( Adoro, leitor, essa palavra.rsrsr.) de alegria, vai  ( Vai nada, já entrou!) na campanha respaldado, cheio de crédito sobrando, de cabeça, coração e mente de pé.

E, de quebra e de inteiro, entrega o bastão e a chave da cidade ao seu dileto e afilhado político Paulo Bomfim.

Boa sorte na caminhada futura, Isaac Carvalho.

Leitor, muita calmita nessa horita: O que esperar de Paulo Bomfim???

Hein, num ouvi não, fale mais alto…Hein? O quê o quê o quê o quê ?

A meu ver e olhar de soslaio, salvo não haja os costumeiros percalços da política, onde, no Brasil é muito comum, a criatura se volta contra o criador, Paulo Bomfim deve seguir e manter a linha ideológica e administrativa  do governo Isaac Carvalho.Terminar ( Tem muita coisa que ficou só na promessa.) o que falta terminar e  anovelar ideias novas, criativas, revolucionárias,  incrementações  para sacudir a gestão. Fazer algumas coisas diferentes que busquem, incessantemente, atender mais e mais e mais e cada vez mais os anseios, as carências, as demandas sociais do povo mais pobre, mais humilde ( Não mais humilhado, é verdade, como nos desgovernos anteriores.) dessa cidade que clama e roga por carinhos e cuidados que é   Juazeiro-BA.

Viu que leu Paulo Bomfim? Belo conselho, fui retado.

 

O discurso de campanha foi perpetuar a mudança, perpetuando , por osmose, também os caciques políticos e as figuras mais chegadas. Vai ter de mudar um pouco isso, Bomfim. Tem gente nova despontando, inspiradas,importantes, na cidade. Tá bom? Bombombom? Apois, tá. Paulo Bomfim, não somente por gratidão ao pai político Isaac, mas, por ter boa índole, dignidade, amizade, fidelidade, está no lugar certo e na hora certa. Saberá retribuir a todos e à cidade a confiança das urnas e das ruas. O seu secretariado, porém,  em boa parte, não foi empolgante. Até  se procura entender. No entanto,veja se estou certo caríssimo leitor:  É chato sentir e saber que o Executivo-mor  tem de dividir, leiloar, conchavar, cargos e secretarias com políticos e partidos aliados. Às, vezes, sem o querer, tem de engolir sapo. Coisas do ofício? Só isso? Hummmmmm.Porém, Paulo Bomfim fez promessas e as cumpriu. Teve palavra e é torcer para dar certo.Se não, fora quem não sabe do ditado! Amou ? Dourou, leitor? Euzinho Gondim, tomém. E amém.

 

Enfim, Paulo Bomfim é uma aposta.Uma aposta, não uma incógnita.Já que foi Secretário de Obras e Chefe de Governo na gestão vitoriosa Isaaquiana ( Isaac, soa mió gestão Isaaquiana ou gestão Vaqueirana? ) com relevantes serviços prestados á cidade. Se sobressaiu, ganhou cancha, moral,  eexperiência e venceu as eleições. Agora, Paulo Bomfim, está em suas mãos ,  acredito e confio que o fará, vencer os obstáculos, as adversidades, as pendênicas, as necessidades, as carências e todas as agruras que a cidade e o seu povo ainda sofre e têm. Mas que sonha, definitivamente, um dia não mais sofrer e nem as tê-las.

 

BOA SORTE, PREFEITO PAULO BOMFIM!

Em tempo; No próximo artigo, os Secretários  de Juazeiro …e os Vereadores!

Fui,sem querer indo”.

Otoniel Gondim — Professor , Escritor e Compositor.

 

30 COMENTÁRIOS

  1. SOMENTE AGORA TIVE A OPORTUNIDADE, SIBELLE, DE ABRIR O SEU BLOG E LER ESSE TEXTO TÃO COMENTADO NA CIDADE. SENSACIONAL TEXTO. OTONIEL CONTINUA LÍDER EM TUDO.VALEU A POSTAGEM, AMIGA.

  2. LOUCA PARA CHEGAR E LER UM ARTIGO TÃO COMENTADO NA CIDADE. CONFESSO QUE ME EMOCIONEI COM A HISTÓRIA DE ISAAC. PORÉM, GOSTEI MESMO FOI DA SURRA DE PALAVRAS EXATAS QUE DEU NOS GANANCIOSO VEREADORES. VALEU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome