O Com Saúde traz dicas para você começar o ano saindo do sedentarismo

Um novo ano se iniciou e é neste momento que algumas pessoas traçam metas para serem realizadas nos próximos 12 meses. Uma das promessas mais feitas na euforia da “virada” é a de sair do sedentarismo e praticar alguma atividade física.

Botar em prática esse desejo, que muitas vezes fica só na promessa, é vital e pode mudar completamente nosso destino, já que o sedentarismo aumenta o risco de morte por infarto agudo em 54% e por acidente vascular cerebral, ou derrame, em aproximadamente 50%, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O sedentarismo é uma “doença” moderna que atinge, segundo dados oficiais, 46% dos brasileiros. Isso significa que aproximadamente metade da população brasileira não pratica nenhum tipo de atividade física.

O funcionário público Silveira Carvalho, não faz parte deste grupo há mais de  20 anos. Ele pratica atividade física pelo menos 5 dias na semana e consegue perceber os benefícios adquiridos. “Me sinto mais disposto pra tudo. Desde o aceleramento do metabolismo, passando pelo circulação sanguínea, controle da pressão, diminuição do estresse, sem falar no bem estar e no controle do peso e das taxas de glicemia e colesterol”, relatou Silveira.


O profissional de  Educação Física e Pós graduado em Fisiologia do Exercício, Eugênio Santos, mais conhecido como “Xexéu”, garante que praticar exercícios melhora a qualidade de vida das pessoas. “A atividade física é muito importante e faz melhorar significamente a saúde e bem estar de quem a realiza. O indivíduo que pratica regularmente, numa média de 3 vezes ao dia, tem uma melhora na parte cardiovascular e na na estrutura óssea, uma regulação da pressão arterial, redução do índice glicêmico, além de prevenir a depressão, já que proporciona o aumento na produção da serotonina, um dos hormônios que dá a sensação de prazer e bem estar”, informou o profissional .

Eugênio também lembrou que antes de começar a praticar qualquer exercício físico é preciso procurar um profissional para fazer uma avaliação. “Existe um grupo especial de pessoas que apresenta patologias como: hipertensos, diabéticos, cardiopatas, idoso que teve a vida toda sedentária, que possuem restrições para alguns tipos de atividades e precisam ser acompanhados por profissionais”, orientou o educador.

O profissional esclareceu ainda que não existe um horário certo para realizar as atividades físicas. Cada um deve escolher o horário que mais se identificar e praticar uma atividade de acordo com sua aptidão física. “A pessoa tem que se identificar com a atividade. Não adianta  praticar uma modalidade que não gosta, pois futuramente vai acabar abandonando. Então, cada um tem que procurar uma atividade que goste e se identifique. O importante é praticar, já que qualquer atividade física vai proporcionar um benefício a saúde”, declarou Eugênio.

Para deixar de ser sedentário basta que você pratique uma caminhada de 40-60 minutos, de 3 a 5 vezes por semana. Isso pode fazer toda a diferença na sua vida. Então que tal aproveitar o ano novo para tornar essa promessa em realidade ? Dê o primeiro passo, procure um profissional e cuide-se!

Feliz 2017 e felizes novos hábitos de vida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*