HU-Univasf promove campanha de doação de livros

0

O objetivo é arrecadar livros infanto-juvenis que serão utilizados em práticas terapêuticas no hospital.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) estará recebendo doações de livros paradidáticos, infanto-juvenis, novos ou usados que serão utilizados para a prática biblioterapêutica. A atividade faz parte de um projeto de extensão realizado no hospital.

A biblioterapia, através da literatura, colabora com o tratamento dos pacientes proporcionando lazer e aliviando as tensões causadas pelo período de internamento. Os familiares também participarão da terapia, já que também são afetados pelas condições do ambiente hospitalar.

Os livros podem ser entregues na recepção de funcionários do HU-Univasf de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h.

 

Cuidado além da biomedicina

 

O projeto de extensão “Cuidado além da biomedicina” tem o objetivo de colaborar com o tratamento de pacientes, através de práticas integrativas e alternativas. “ A partir da definição da ONS de que “saúde não é só ausência de doença, mas também é um bem-estar físico e social”, desenvolvemos o programa que busca um cuidado holístico e integral do paciente, considerando todos os aspectos que podem contribuir com o processo de saúde e doença dele. A ideia das práticas integrativas não é só o tratamento, mas também a prevenção. ”, explicou a coordenadora do projeto, a enfermeira Camila Mahara.

Os colaboradores do HU-Univasf vêm passando por capacitações nas áreas da fitoterapia, ioga, acupuntura, biblioterapia e reiki. As aulas teóricas e práticas são oferecidas pela equipe do projeto, formada por estudantes de medicina, psicologia e artes da Univasf, além de profissionais que já atuam nesses campos. Após os cursos, os funcionários desenvolvem as atividades com os pacientes e acompanhantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome