De olho na cidade: espaço ao lado da Casa do Artesão em Juazeiro está sub-utilizado

1
O local, que fica ao lado da Casa do Artesão, foi cercado e impedido de ser utilizado para estacionar veículos, depois que a entidade cultural recebeu, por doação, toda a área de 1.200 metros quadrados da Conder- Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, que detinha o espaço.

Segundo informações da artesã Alda Moreira, há três anos a Associação dos Artesãos de Juazeiro-BA conseguiu que a Conder doasse todo o espaço, que compreende o imóvel e o terreno ao lado. “Na época nossa Presidente, Lúcia Rego, foi a Salvador com o Deputado Estadual Roberto Carlos e levou o histórico da associação, pleiteando o espaço.
Dois meses depois, um engenheiro e um arquiteto da companhia vieram de Salvador, filmaram e mediram todo espaço. Depois disso, todos os documentos e estatuto da entidade, juntamente com o aval de parceiros da Casa, como Sebrae e antigo Instituto Mauá, foram encaminhados a Conder, que finalizou o processo de doação”, relatou a artesã.

Ainda de acordo com  Alda, apesar da área ser da associação, a mesma não tem total autonomia para a sua utilização. “A nossa ideia era investir em um estacionamento que seria uma fonte de renda para a entidade. Nós tentamos fazer o estacionamento no local, mas não foi possível. A Conder determinou que a área externa da casa fosse utilizada apenas para as atividades culturais. Inclusive a faixa que botamos no portão foi um pedido da companhia”, declarou Alda.

Atualmente o local é utilizado apenas no início de cada mês para a realização de feiras culturais promovidas pela Casa do Artesão no período noturno. Um espaço obsoleto, sub-utilizado, numa área que carece de espaços para estacionamento  e que poderia gerar renda para a entidade, empoderando a classe e promovendo assim a sustentabilidade da atividade dos artesãos e artesãs, além de prestar serviço a comunidade.

As lideranças políticas de Juazeiro poderiam viabilizar esta negociação com a companhia. Todos sairiam ganhando. Ou não?

1 COMENTÁRIO

  1. pena que em juazeiro tudo seja assim, o privado em detrimento do publico… um lugar desse no centro da cidade, que antes era do povo, hj é de 2 ou 3 pessoas e em troca de q? doação? o estado doou pra casa do artesao 1.200m na orla da cidade?!?! até onde sei era uma cessão, uma concessão e nao uma doação… pra se ter noção, nada foi feito na orla, pq o espaço pertence ao estado e esse nao tem interesse em investir no local, tampouco doa para a prefeitura para q a mesma possa fazer melhorias… bem… de toda sorte… é pena q o que servia a todos hj serve a poucos ou quase ninguem… pq de publico o espaço foi privatizado e quem ganhou com isso? o povo é q nao foi!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome