“Como todo procedimento cirúrgico, a pessoa submetida a uma lipoaspiração pode apresentar complicações”, explica o cirurgião plástico Anderson Ramos

IMAGEM ILUSTRATIVA

Na última terça-feira (10), a esteticista Uilma Fontes Silva de 37 anos, morreu logo após realizar uma cirurgia de lipoaspiração, na Clínica Imaculada Conceição, em Petrolina-PE. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o que ocorreu.

A médica responsável pelo procedimento afirmou que antes da cirurgia a paciente realizou todos os exames médicos exigidos e que não foi detectado nenhum tipo de problema cardíaco ou qualquer outro fator que impedisse o procedimento. Ela declarou que a cirurgia de Uilma foi feita com anestesia local, durou cerca de 40 minutos e foi bem sucedida.

A cirurgiã relatou ainda que após o término da lipoaspiração a paciente estava falando e não se queixou de sintomas como tonturas, dor, ou qualquer outra intercorrência. Segundo a médica, 15 minutos após o procedimento, ainda no bloco cirúrgico, Uilma teve uma parada cardíaca e apesar dos esforços, a equipe não conseguiu reanimar a paciente.

Para tirar algumas dúvidas sobre a lipoaspiração, o Portal Preto no Branco entrevistou o Cirurgião plástico e Chefe da unidade de cirurgia especializada do HU-Univasf, Anderson Ramos. De acordo com o médico,  assim como todo procedimento cirúrgico, a pessoa submetida a uma lipoaspiração pode apresentar complicações e que é imprescindível que a cirurgia seja realizada por uma equipe médica devidamente qualificada.

Veja a entrevista:

Entrevista-Por Yonara Santos

PNB: O que é a lipoaspiração?

A.R: Lipoaspiração é o procedimento cirúrgico que consiste na remoção de tecido adiposo da hipoderme, que é a camada de gordura localizada abaixo da pele.
PNB: Qual médico é indicado para realizar o procedimento ?

A.R: A lipoaspiração deve ser realizada por profissionais médicos devidamente capacitados para realização deste procedimento, sendo habitualmente realizado por cirurgião plástico.

PNB: Para quem é indicada a cirurgia de lipoaspiração?

A.R: Ela é indicada para as pessoas que apresentam excesso de gordura na hipoderme e desejam a redução da mesma para uma melhoria no contorno corporal.
PNB: Quais os riscos que o procedimento oferece ao paciente?

A.R: Como todo procedimento cirúrgico, a pessoa submetida a uma lipoaspiração pode apresentar complicações, as mais comuns são seroma, equimose, hematoma, infecção e irregularidades na superfície da pele. E outras menos comuns, porém de maior gravidade, como trombose, embolia pulmonar e perfuração de órgãos intra-abdominais.
PNB:  A lipoaspiração com anestesia local é mais segura?

A.R: O fato de uma lipoaspiração ser realizada com anestesia local não a torna mais segura do que com outras modalidades de anestesia, não sendo este o método mais comumente realizado.
Em se tratando de segurança em cirurgias é imprescindível que seja realizada por uma equipe médica devidamente qualificada, em ambiente hospitalar ou clínicas com suporte hospitalar, com instrumentos, equipamentos e todo suporte de urgência e emergência para intervenções imediatas quando do inesperado surgimento de complicações súbitas e graves.
PNB: O que diferencia lipoaspiração da lipoescultura?

A.R: A lipoaspiração é a remoção do tecido adiposo, e a lipoescultura é o procedimento cirúrgico de colocação dessa gordura removida em outros locais do corpo, como por exemplo na face e nas nádegas, objetivando a melhoria do contorno corporal.
PNB: Quanto tempo dura a cirurgia e o período de internação?

A.R: A duração desta cirurgia é bastante variável, podendo levar alguns minutos ou horas, sendo proporcional à quantidade de áreas a serem tratadas e à quantidade de tecido gorduroso que se pretende retirar, sempre baseado num bom planejamento prévio realizado no consultório entre o cirurgião e a paciente. Em cirurgias de lipoaspiração convencionais, geralmente a paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento, após avaliação do seu cirurgião, em casos excepcionais pode receber alta no mesmo dia do procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.