“Como todo procedimento cirúrgico, a pessoa submetida a uma lipoaspiração pode apresentar complicações”, explica o cirurgião plástico Anderson Ramos

0
IMAGEM ILUSTRATIVA

Na última terça-feira (10), a esteticista Uilma Fontes Silva de 37 anos, morreu logo após realizar uma cirurgia de lipoaspiração, na Clínica Imaculada Conceição, em Petrolina-PE. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o que ocorreu.

A médica responsável pelo procedimento afirmou que antes da cirurgia a paciente realizou todos os exames médicos exigidos e que não foi detectado nenhum tipo de problema cardíaco ou qualquer outro fator que impedisse o procedimento. Ela declarou que a cirurgia de Uilma foi feita com anestesia local, durou cerca de 40 minutos e foi bem sucedida.

A cirurgiã relatou ainda que após o término da lipoaspiração a paciente estava falando e não se queixou de sintomas como tonturas, dor, ou qualquer outra intercorrência. Segundo a médica, 15 minutos após o procedimento, ainda no bloco cirúrgico, Uilma teve uma parada cardíaca e apesar dos esforços, a equipe não conseguiu reanimar a paciente.

Para tirar algumas dúvidas sobre a lipoaspiração, o Portal Preto no Branco entrevistou o Cirurgião plástico e Chefe da unidade de cirurgia especializada do HU-Univasf, Anderson Ramos. De acordo com o médico,  assim como todo procedimento cirúrgico, a pessoa submetida a uma lipoaspiração pode apresentar complicações e que é imprescindível que a cirurgia seja realizada por uma equipe médica devidamente qualificada.

Veja a entrevista:

Entrevista-Por Yonara Santos

PNB: O que é a lipoaspiração?

A.R: Lipoaspiração é o procedimento cirúrgico que consiste na remoção de tecido adiposo da hipoderme, que é a camada de gordura localizada abaixo da pele.
PNB: Qual médico é indicado para realizar o procedimento ?

A.R: A lipoaspiração deve ser realizada por profissionais médicos devidamente capacitados para realização deste procedimento, sendo habitualmente realizado por cirurgião plástico.

PNB: Para quem é indicada a cirurgia de lipoaspiração?

A.R: Ela é indicada para as pessoas que apresentam excesso de gordura na hipoderme e desejam a redução da mesma para uma melhoria no contorno corporal.
PNB: Quais os riscos que o procedimento oferece ao paciente?

A.R: Como todo procedimento cirúrgico, a pessoa submetida a uma lipoaspiração pode apresentar complicações, as mais comuns são seroma, equimose, hematoma, infecção e irregularidades na superfície da pele. E outras menos comuns, porém de maior gravidade, como trombose, embolia pulmonar e perfuração de órgãos intra-abdominais.
PNB:  A lipoaspiração com anestesia local é mais segura?

A.R: O fato de uma lipoaspiração ser realizada com anestesia local não a torna mais segura do que com outras modalidades de anestesia, não sendo este o método mais comumente realizado.
Em se tratando de segurança em cirurgias é imprescindível que seja realizada por uma equipe médica devidamente qualificada, em ambiente hospitalar ou clínicas com suporte hospitalar, com instrumentos, equipamentos e todo suporte de urgência e emergência para intervenções imediatas quando do inesperado surgimento de complicações súbitas e graves.
PNB: O que diferencia lipoaspiração da lipoescultura?

A.R: A lipoaspiração é a remoção do tecido adiposo, e a lipoescultura é o procedimento cirúrgico de colocação dessa gordura removida em outros locais do corpo, como por exemplo na face e nas nádegas, objetivando a melhoria do contorno corporal.
PNB: Quanto tempo dura a cirurgia e o período de internação?

A.R: A duração desta cirurgia é bastante variável, podendo levar alguns minutos ou horas, sendo proporcional à quantidade de áreas a serem tratadas e à quantidade de tecido gorduroso que se pretende retirar, sempre baseado num bom planejamento prévio realizado no consultório entre o cirurgião e a paciente. Em cirurgias de lipoaspiração convencionais, geralmente a paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento, após avaliação do seu cirurgião, em casos excepcionais pode receber alta no mesmo dia do procedimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome