Selo Unicef promove primeira oficina do NUCA em Juazeiro

0

O Selo UNICEF Município Aprovado promoveu nessa terça feira, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro, a Oficina “Adolescência e Participação” destinada aos participantes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.  O evento foi realizado pela ONG ‘Cipó Comunicação Interativa’ – parceira do Selo Unicef com apoio da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes é uma das ações de participação social do selo ‘UNICEF Município Aprovado’, espaço onde os adolescentes se reúnem para refletir e debater temas atuais sobre a diversidade e as desigualdades do município. Juazeiro foi o primeiro município a receber essa oficina com objetivo de discutir a participação dos adolescentes no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti.

Nilton Lopes, um dos responsáveis pela oficina considerou o resultado positivo porque “a ideia da oficina nasceu da necessidade de fortalecer a participação política dos adolescentes na cidade principalmente na garantia dos seus direitos enquanto cidadãos. Apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente desde 90 ter pautado o direito de participação, ainda hoje, trazer para a realidade não é tão fácil.

Pela manhã foi apresentado um panorama geral sobre o que significa monitoramento de políticas públicas e como os adolescentes podem se engajar nesse processo. Á tarde, as informações recolhidas pelos grupos de trabalho foram transformadas em peça de comunicação.

Patriciane Morais Brito, 14 anos, considerou a oficina bastante produtiva pois “esse é o momento de conhecer, de aprender, de aprofundar sobre o assunto e conseguir passar para as pessoas nos bairros e nas escolas. É outra forma de conhecimento. Guilherme Muniz, 14 anos, considerou interessante porque “podemos aprender o que é política pública e  um pouco mais sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zica vírus e chikungunya”.

Segundo Josafá Araújo, palestrante da oficina e da ONG Cipó Comunicação Interativa “tudo que foi produzido aqui será utilizado para a construção de um infográfico geral quando concluirmos as oficinas que iremos realizar em outros municípios polo como Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Vitoria da Conquista na Bahia e Itabaiana em Sergipe”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome