Agricultores de Petrolina já podem se cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos

0

Os produtores rurais de Petrolina que desejam se cadastrar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) já podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para fazer seu cadastro. O Programa do Governo Federal destina cerca de R$ 1,5 milhão para a Prefeitura comprar produtos diretamente dos trabalhadores e foi lançado na última sexta-feira (10) num evento que contou com a presença do Prefeito Miguel Coelho.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho lembra que todos os produtos adquiridos através do PAA serão doados a entidades socioassistenciais cadastradas. “O PAA é muito importante porque ele busca valorizar a agricultura familiar. É um programa do Governo Federal que vem prestigiar o agricultor familiar a partir das compras dos produtos e ao mesmo tempo destina estes produtos para programas sociais da nossa cidade como Restaurante Popular, os CRAS, os abrigos, entre outros“, ressaltou Kátia.

As inscrições já podem ser feitas a partir desta segunda-feira (13) como explica a gestora da pasta. “A partir desta segunda a equipe da secretaria estará disposta e disponível para atender todos os agricultores, cadastrando, recebendo a documentação e após o recebimento desta documentação todos os dados serão colocados no sistema“, explicou a secretaria.

A agricultora, Mauricéia Marcelina, comentou os benefícios proporcionados pelo PAA. “A gente recebe este programa com muito carinho porque este PAA chegou na nossa vida para somar e para fazer a diferença na vida do agricultor. Antes de sermos privilegiados por este programa a gente produzia mas não tinha como vender. Muitas vezes levávamos para as feiras, mas sobrava muita coisa e perdia muito e hoje tudo que produzimos entregamos para o PAA”, disse Mauricéia.

Para se cadastrar é preciso apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); Cadastro de Pessoa Física (CPF); carteira de identidade; comprovante de residência; Número de Inscrição Social (NIS); Certificado Orgânico (no caso de agricultor com produção orgânica); além de um documento que comprove vínculo com a terra.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos fica localizada na Rua Santa Cecília nº 35, Vila Mocó. O atendimento na Secretaria ocorre de segunda à sexta das 7h às 13h e das 14h às 18h.

 

Ascom PMP

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome