“Fora, Temer”: Nota dez!!! – Por Otoniel Gondim

Leitor, curioso e saudoso leitor, saudades de vosmecê. Volto tascando de cara uma pergunta: Vosmecê assistiu o apoteótico desfile das escolas de samba do grupo especial de Brasília? Hum…não? Pois foi aqui ó, na orelha. Governantes, empresários, otoridades, de tipos todos. Aconteceu no Brasilódromo e o ápice se deu com o cortejo do Bloco dos Golpistas Temerosos. Cortejo exótico saindo do Palácio do Jaburu, passando pelo Palácio da Alvorada, Senado, Câmara Federal e descambando na Esplanada dos Ministérios. Sem delonguismos por que o texto tem mais o que fazer, o júri popular, meu irmãozinho, deitou e rolou nos usurpadores do poder. O Bloco dos Golpistas Temerosos que tinha como tema o “CÃO FOLIA” predestinou-se ao ostracismo tirando Dez no quesito “Fora, Temer” e Zero em todos os outros, incluindo os importantes quesitos Comissão de Frente pra Trás, Involução e Samba Desenredo. Foram brincar com o povo, tome Júri Popular nos cós! Rárárá. Quíquíquí. Uníssono, unânime e não cabendo recurso. Leitor, gostou e dourou? Te amo.

O grito “ FORA, TEMER” se esparramou feito cobra pelo chão por todo o país. De Juazeiro ao Oiapoque e Chuí. Comoção cívica em plena desopilação momesca para desabafar, empunhar palavras de ordem e peitar de peitos abertos o falso presidente e seus miquinhos cúmplices, leiloeiros da riqueza de uma Nação e da hombridade do seu povo simples. O Brasil, pela boca do povão, vociferou com o ‘ FORA, TEMER”! Tem aplausos.

Pergunto aos meus botões e a você, querido leitor, será que solamente a TV Globo e os próprios meliantes protagonistas do famigerado golpe não escutaram? Será que será que será que não tão-nem-aí e põem a cabeça doente e maquiavélica no travesseiro como se nada tivesse ou esteja acontecendo?  Cinismo tem cura?

Agora, queira-se ou não, o bicho pegar vai. Se vai??? Vaí e vai ser no cru, alma lavada e sem fantasia de carnaval.

Pronto, amigo, o texto resolveu começar. Carná, acabou chorare (Axé, Luiz Galvão).

O governo ilegal e sem votos está perdidinho, desmantelando-se a cada instante e nomeação.Sem latitudes e longitudes dignas, as atitudes são cada vez mais desesperadas, claudicantes, inoperantes, safadantes, escrotantes. Criam-se, como se já tivesse poucos, problemas e afastam-se soluções. Um desgoverno que tenta, aos barrancos e trancos, sobreviver apulssivamente. Num tem quem guente, leitor. É ruim que dói de doer. Para começo de conversa, um ministério que parece (Parece?) Um esgoto a inferno aberto, repleto de ratazanas febris. E líderes indicados na Câmara Federal (André Moura), Senado (Romero Jucá), Partido (Renan Calheiros) ,  todos acuados e atolados em processos na Justiça Federal até o pescoço e o rabo. Falcatruas, desvios de condutas, obstrução a investigações, propinas, salafrarismos de todos os naipes, de causar inveja a Al Capone se vivo.

Otonce, o mundo pergunta, eu e vosmecê tomém: COMO PODE UM GOVERNO DESSES SE ACHAR LEGÍTIMO E REPRESENTANTE DO POVO?

Durma-se com esse barulho: Se o mundo externo está em espasmo com a sacanagem que está acontecendo em nosso país…imagine o mundo interno: Nós, cidadãos comuns. Calminha nessa hora, leitor. Peraí, se puder e tiver estômago ainda, que muito mais coisitas delezinhos reaças, coxinhas, golpistas, surge aí a galope. Vamo qui vamo…apois:

Concomitantemente a todo esse parafernalismo já analisado por Euzinho Gondim aqui, vem o diabo puxando a reboque a Reforma do Ensino Médio e a Reforma da Previdência Social.Dava até para rir, caso não fosse tão trágico. Todas essas pseudo- reformas tem por fim retirar direitos adquiridos, estabelecidos, constitucionais, em tantos anos de luta por estudantes, trabalhadores, aposentados, a sociedade num todo. É penalizar, sem cuspe, mais ainda   o trabalhador ao jogarem toda a carga em cima do seu já combalido ombro. É muito para um ombro só.Por isso e mais que isso, NÃO A ESSAS ESPÚRIAS REFORMAS MANIQUEÍSTAS!!! POVO NAS RUAS A BRADAR!!! Elezinhos, os engraçadinhos capadócios da agonia popular, se pelam de medo das vaias, dos manifestos, dos ovos, da voz unida do povo.

Permita-me, grande figura que me lê, lembrar do saudoso multifacetado artista juazeirense Zé Maurício nesses seus versos:

“ E agora vem você

Querer armar cabana

Debaixo do meu bigode

Como é que pode

Mas, como é que pode? ”

Grande Zé.

Desse calabouço úmido dos olhos instalado após o impeachment de Dilma e a perseguição Moroiana ridícula a Lula, o incrível é que a luz do fim do túnel inicia um clarear esperançoso. A esperança foi retomada, pois, temos o nosso Ghandi, Che, Fidel, Buda, Símon Bolívar, José Martí, Luther king… Temos ao lado do povo humilde… Lula. Isso mesmo, estupefato e consciente leitor amigo. Lullalálálá.

Felizmente…2018 está próximo e continua a Lutatátá!!!

Faça-me um pequeno e grandioso favor, leitor: Tente fazer uma estrela.

Viu como foi fácil?!?

 

“ Ai, ai, ai, ai, Helena

O povo nas ruas?

Desse desgoverno, tenho pena

Até o sorriso é de Hiena

Ai, ai, ai, ai, Helena

Pra te levar tenho medo, Helena

Pra te deixar tenho pena”

Fui, sem querer indo.

Otoniel Gondim — Professor, Escritor, Compositor e Lulista com orgulho.

18 Comentários

  1. ARRAZOU.O CÁRA E VOCE.

  2. Tinha qud voltar.dez.

  3. FELIZ COM OTONIEL NO RETORNO AO PRETO.LINDO TEXTO.

  4. Oi….o cara

    .a fera…o amo Gondim.

  5. Lula..Sibells e nos
    Kkk

  6. Ri

    Lula em Bamgu.rkriri

  7. Matou A
    A pau.Kklsem delongas? 7.

  8. Vem sempre tirando onda, otoniel? Chato genial!

  9. Selena Amorim Medrao

    Matou A
    A pau.Kklsem delongas? 7.

  10. Caracas.O dito voltou tinindo pelos cascos.Valeu,Sibele.

  11. Este golpis
    O?kkkk

  12. Artigo lindo.Te amamos,Gondim.MAS

  13. Linda cronic.LulaaaA.

  14. Esse cara devia ser todo dia.Genio nosso.

  15. Zkiiiiiiica de merda.

  16. MARLENE MATOS.AMO GONDI

    Grande retorno ao Preto no Branco.oto
    ..te amamos.

  17. SIBELIMHA…AMO ESSE SEU AMIGO COLUNISTA MEU.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*