“Globo, pare de ensinar errado” – Por Leonnardo Ferreira de Araújo

4
Leonnardo Ferreira de Araújo

A Globo resolveu punir o ator José Mayer, afastando-o dos trabalhos, na emissora, por tempo indeterminado, depois de um escândalo, divulgado internacionalmente, de assédio sexual dentro dos estúdios Globo.

Atrizes e diretoras da empresa de comunicação fizeram campanha amplamente divulgada pela mesma, condenando ações machistas e de violência contra mulher.

O ator enviou nota pedindo desculpas e diz ser fruto de uma geração que aprendeu erradamente.
Parabéns a vítima pela coragem de denunciar, de se expor, sabendo que nesse país é comum quem tem poder, dinheiro e prestígio quase nunca ser escandalizado ou punido.

Parabéns às mulheres que idealizaram a campanha, vestiram camisa para manifestar sua indignação com relação ao caso. Parabéns a José Mayer por reconhecer seu erro, assumir seu machismo, por dizer que tem aprendido com seu erro.

Mas infelizmente não posso parabenizar a Rede Globo e a toda grande mídia em geral, pois ao longo dos anos foram suas reportagens manipuladas, seus folhetins e seus programas que vem “Ensinando errado” à pessoas que aprenderam “Errado”, como o ator.

Espero um pedido de desculpas ao povo nordestino pela imagem caricaturada, pois saibam que é assim que muitos nos imaginam como vocês nos pintaram ao longo dos anos. Escrevam algo que nos engrandeçam, ensinem quem somos nós e a nossa importância para o Brasil e para o mundo, seja na cultura, na política, na educação, na economia e no turismo.

Não exibam piadas homofobias, racistas, intolerantes. Coloquem mocinhas e mocinhos negros, coloquem negros ricos e felizes, morando em casas confortáveis.

Não queiram nos convencer que as atuais mudanças trabalhistas e previdenciárias são necessárias.
Sejam de fato comprometidos com a verdade e não com meia verdade.

Pelo amor de Deus, parem de ensinar errado!

Por Leonnardo Ferreira de Araújo, licenciatura plena em Letras Vernáculas pela Universidade Luterana do Brasil, professor do Colégio Estadual José Amâncio Filho em Curaçá Bahia.

4 COMENTÁRIOS

  1. Leonardo Araújo me representa, como todos os nordestinos. Muito feliz nas palavras. Nada a acrescentar. Precisamos sim de mais respeito. Parabéns meu querido. Parabéns nosso orgulho. Grande professor e grande amigo!

  2. Parabéns Leonardo Araújo, precisamos mesmo buscar nosso verdadeiro espaço. Me sinto contemplada nas suas palavras. Nada a acrescentat.

  3. Leonnardo Araújo, suas palavras coniventes nos mostram o amadurecimento humano e o quão importante é para todos nós conviver com pessoas do seu nível e seu respaldo cultural. Me orgulho de ser sua amiga/irmã. Vc me representa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome