Pela primeira vez, espetáculo Paixão de Cristo de Malhada da Areia é apresentado no Vale do Salitre

0

Ao cair da noite da quarta-feira Santa (12), moradores/as de Alfavaca e comunidades circunvizinhas, no Salitre, interior de Juazeiro, ocupavam as cadeiras levadas pelo próprio público em frente à escola João Dias Ferreira para assistir ao espetáculo Paixão de Cristo, realizado pelo grupo Juventude Unida em Nome do Senhor – Juvens e Associação Cultural e Artística de Radiodifusão Comunitária Sertaneja FM – Acarcos, da comunidade de Malhada da Areia – Pinhões.

Os elementos presentes no povoado, a exemplo de árvores e cisternas, foram usados como cenário das estações da Via Sacra, sendo isso um dos diferenciais do espetáculo. A cada cena, os atores e atrizes despertavam emoção nos rostos de cada um/a dos/as espectadores/as vindos também de cerca de dez comunidades do  Vale do Salitre. Além de assistir ao espetáculo, jovens das comunidades participaram da encenação como figurantes, envolvendo mais ainda o público na apresentação.

O espetáculo apresenta momentos marcantes da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, sendo uma encenação cheia de arte, fé e amor, e despertando uma reflexão sobre a fé. Para Valdineia Ferreira, moradora da comunidade de Umbuzeiro, a noite foi marcada por muita emoção: “foi maravilhoso, porque eu nunca vi aqui na comunidade, foi ótimo… é uma emoção muito grande devido o que aconteceu na realidade com Jesus”, pontua a moradora. Ela ainda acrescenta que essa iniciativa contribui para despertar a comunidade para as atividades culturais.

O espetáculo reuniu um público de aproximadamente 170 pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos, que, ao som da narração em cordel, era convidado a se movimentar para assistir os episódios da Via Sacra. Toda a encenação foi construída a partir do teatro de rua, onde a paisagem é o próprio cenário ou elemento cênico.

O grupo de teatro há 14 anos apresenta o espetáculo sacro. Nessa sexta-feira da paixão (14), mais um ano a encenação acontece na comunidade de origem do grupo, Malhada da Areia, distrito de Juazeiro.

Esta iniciativa que permitiu ao grupo pela primeira vez apresentar o espetáculo em outro local, contou com apoio do Edital de Espetáculo Sacros da Prefeitura Municipal de Juazeiro, da Agência Chocalho e organização do Grupo de Educomunicadores do Salitre, o Carrapicho Virtual.

 

Texto: AsCom Agência Chocalho – Foto : Álvaro Luiz

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome