Titular da ADEAP participa do ‘Dia de Campo – Manejo Mosca das Frutas’ na zona rural de Juazeiro

0

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho participou nesta quinta-feira (5), do ‘Dia de Campo – Manejo Mosca das Frutas’, em Maniçoba Velha, distrito de Maniçoba – realização das empresas, Central de Adubos e Ihara. A ação que contou com a presença de fruticultores de Juazeiro e Petrolina, teve o intuito de orientar os produtores na prevenção e combate à mosca da fruta, considerada uma das grandes ameaças à fruticultura no Vale do São Francisco.

“O sucesso de qualquer programa de contenção dessas moscas requer a cooperação e participação ativa de todos os fruticultores. A praga infesta áreas de culturas variadas e não basta que um ou alguns produtores tomem iniciativas para monitorar e suprimir a população do inseto. Este é um trabalho que precisa ser feito por todos, de forma coletiva, para a solução do problema que causa tanto prejuízo à fruticultura da região”, explicou Beatriz Aguiar Jordão Paranhos, pesquisadora da Embrapa Semiárido.

Na ocasião foram divulgadas informações sobre a biologia e o comportamento dessas moscas, ações de monitoramento e os métodos de controle. “Esse é um trabalho importantíssimo realizado tanto pela Embrapa como pela MoscaMed. Nós da ADEAP parabenizamos a organização por essa iniciativa e nos colocamos a disposição, enquanto secretaria de agricultura, para apoiar no que for preciso esse importante trabalho”, afirmou a secretária Maraiza Carvalho.

Para o produtor de manga, José Torres, o dia de campo foi excelente para esclarecer dúvidas sobre o assunto. “Estava preocupado com a possibilidade da mosca das frutas surgir na minha propriedade e prejudicar toda plantação. As orientações dadas hoje aqui, foram excelentes e seguirei todos os procedimentos a risca”, afirmou.

O evento que também contou com palestras sobre a cultura da manga e sobre o uso de defensivos químicos, teve a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ADAB, Codevasf, distrito de irrigação, Câmara de Vereadores e MoscaMed.

 

Ascom PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome