Prefeitura de Sobradinho realiza Sessão Especial no dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Tutelar de Sobradinho, CMDCA, CRAS, CREAS e Casa dos Adolescentes, promoveu nesta quinta-feira (18) uma sessão especial na Câmara Municipal sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em Sobradinho, o tema foi trabalhado em diversos encontros ocorridos em espaços públicos, escolas e instituições, onde as equipes também entregaram panfletos educativos à população.

Ontem, o público lotou o plenário da Câmara Municipal para assistir as palestras e pronunciamentos de sensibilização para que todos possam agir na prevenção e combate a esta chaga da sociedade.

Participaram da solenidade, representantes do poder Executivo, Legislativo, da Policia Militar, Maçonaria, das igrejas, da educação e de organizações não governamentais.

Além das informações repassadas sobre o significado do dia 18 de maio, marcado pelo brutal assassinato da garota capixaba Aracceli, de 8 anos, a noite foi abrilhantada com apresentação teatral feita pelas crianças e os adolescentes assistidos pelo CRAS, que mostraram o problema de uma maneira mais fácil de entender, e ao mesmo tempo, conscientizando a todos sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração, as autoridades policiais, ao Conselho Tutelar ou através do disque 100.

“A campanha foi realizada com toda rede educacional e órgãos de assistência social durante as duas semanas de mobilização. Foram feitas panfletagens nas ruas, avenidas, na orla do Chico Periquito, nos bares, estabelecimentos comerciais, escolas, Ongs e órgãos públicos. Este trabalho vai continuar para que possamos efetivamente combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes no nosso município” destacou a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Josefa Moreira.

O palestrante da noite foi o advogado Francisco Washington de Moura Santos que fez uma analise histórica da campanha e abordou o tema, destacando o papel da família e da sociedade na prevenção e combate, e explanando sobre a legislação específica para este tipo de crime “A campanha não deve se limitar apenas a uma data, a uma conferencia, a um debate. É necessário um trabalho incessante junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação, de saúde e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, para que se possa fazer um trabalho de acompanhamento da vítima e do agressor” finalizou o palestrante.

 

Ascom/PMS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*