Conselho de Ética do Senado começa a analisar cassação de Aécio

0
ADRE938 BSB - 23/6/2015 - SENADO / REFORMA POLITICA - POLITICA - Senador Aécio Neves PSDB MG discursa sobre o ocorrido na viagem de senadores na Venezuela, no plenario do Senado Federal, em Brasilia. FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO

O Conselho de Ética do Senado terá cinco dias úteis, a partir desta terça-feira(20), para decidir se aceita ou não o pedido de abertura de processo que pede a cassação do mandato do senador afastado  Aécio Neves (PSDB-MG). O presidente do órgão, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), só tomou conhecimento hoje da representação contra o tucano.

A análise da representação no Conselho de Ética começa no mesmo dia em que o STF julga o segundo pedido de prisão preventiva do senador, feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot

O primeiro foi negado pelo relator do caso, ministro Edson Fachin, que decidiu somente afastar Aécio das atividades de senador.

O pedido foi apresentado pela Rede e pelo PSOL depois que Aécio foi citado na delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS. Os partidos oposicionistas argumentam que houve quebra de decoro parlamentar pelo senador.

Segundo o depoimento do empresário, Aécio teria pedido R$ 2 milhões em propina para pagar despesas com sua defesa no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. A denúncia motivou o afastamento do senador pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome