Filha ilustre de Juazeiro completa hoje(26) 100 anos de vida

0

A rua XV de Novembro acordou em festa na manhã desta segunda-feira(26). Uma moradora ilustre chegou aos 100 anos, esbanjando lucidez e vitalidade. Para ela, uma alvorada que reuniu parentes, vizinhos e amigos. A Banda da Polícia Militar de Juazeiro homenageou a centenária educadora juazeirense, referência feminina intelectual, com enorme contribuição à sua comunidade.

A professora juazeirense Lurdes Duarte, filha de Antonio Rodolfo Duarte e Maria Benevides Duarte, “dona Nenem,” nasceu em 1917, na rua Visconde do Rio Branco.

Estudou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina-PE, onde formou-se professora em 1936. Exerceu o magistério em diversas instituições de Juazeiro, entre elas a escola da Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses, que formava, gratuitamente, os filhos dos operários.

A educadora também teve uma experiência como comerciária, mas a arte de lecionar era o seu forte e por ela passou a formação de vários jovens juazeirenses, entre eles, o papa da bossa nova, João Gilberto.

No início da década de 50, a professora Lourdes Duarte assumiu a regência de classe na rede pública municipal e fez história na educação de Juazeiro, também como diretora das escolas Hildete Lomanto e Nossa Senhora das Grotas.

A aposentadoria da professora centenária foi em 1980, mas a educadora, referência intelectual da cidade, continuou contribuindo com sua comunidade, nos serviços da igreja e na área social.

Católica praticante e devota de Nossa Senhora das Grotas, a professora Lurdes foi auxiliar do primeiro bispo de Juazeiro, Dom Tomás Murphy. Também integrou o grupo das Voluntárias Sociais, na gestão do ex-prefeito Jorge Khoury, também um aluno seu.

Ela dirigiu, com muita dedicação, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e conquistou o carinho dos pais, das crianças e jovens alunos da instituição.

A educadora será homenageada com uma missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Grotas, logo mais às 18 horas e amanhã(27) também às 18h, a Câmara de Vereadores realizará um sessão solene de reconhecimento a filha ilustre.

Parabéns, professora Lurdes Duarte!

Da Redação/ Foto Carlos Humberto Felix

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome